Estudantes do PROEJA e o currículo de Matemática: tensões entre discursos numa proposta de integração <br> PROEJA students and Mathematics curriculum: tensions between discourses in na integration proposal
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i3p131-156Palavras-chave:
Currículo, Educação Matemática, Educação de Pessoas Jovens e Adultas.Resumo
Este artigo analisa a perspectiva sob a qual estudantes jovens e adultos da Educação Básica compreendem e delineiam possibilidades e interdições à realização de uma proposta de currículo integrado, nas aulas de Matemática. O material empírico foi produzido no acompanhamento de uma turma de PROEJA de um Instituto Federal (IF) durante dois semestres letivos, com gravação das aulas, coleta de produções escritas de estudantes e consulta a documentos da instituição e do campo da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA). Nossa análise se volta para os posicionamentos discursivos que tais estudantes assumem nas interações de sala de aula, quando são simuladas tentativas de se promover uma integração entre o currículo de Matemática e a vida profissional – que a proposta do PROEJA prevê, mas a escola ainda não soube fazer.
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