Estratégias didáticas com tecnologias na formação continuada de professores de Matemática: uma investigação sobre homotetia<br>Didactic strategies with technologies in the continuous education of Mathematics teachers: an investigation about homothety
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i1p385-418Palavras-chave:
Estratégias didáticas, tecnologias na Educação Matemática, geometria euclidiana plana, homotetia, formação de professores de MatemáticaResumo
Este trabalho descreve uma investigação qualitativa que teve como sujeitos um grupo de professores de Matemática da Escola Básica Pública que participaram voluntariamente de uma iniciativa de formação continuada. A pesquisa aqui descrita teve como objetivo constituir estratégias didáticas por meio das quais os professores pudessem aprimorar/ressignificar seus conhecimentos acerca de um tema da geometria euclidiana plana, a homotetia. Os sujeitos participaram de uma série de atividades com o uso de tecnologias digitais e não digitais, por meio de interações virtuais e presencias, em regime de convergência, no âmbito das quais puderam constituir um percurso investigativo que lhes permitiu realizar progressos em relação aos saberes que possuíam acerca do tema, principalmente por meio de formação de coletivos compostos por professores e tecnologias, bem como a partir do desenvolvimento de fluência em relação às interfaces em jogo.
This paper describes a qualitative investigation that had as subjects a group of Mathematics teachers of Public Basic School who voluntarily participated in a continuous education initiative. The aim of the research here described was to constitute didactic strategies through which the teachers could improve / re-significate their knowledge about a theme of Euclidean plane geometry, homothety. The subjects participated of several activities with the use of digital and non-digital technologies, through virtual interactions and regular ones, under a convergence regime, within which they could constitute an investigative path that allowed them to make progress in relation to the knowledge that had on the subject, mainly through the formation of collective composed of teachers and technologies, as well as from the development of fluency in relation to the interfaces at play.
Metrics
Referências
BORBA, M. C.; VILLAREAL, M. E. Humans-with-Media and the Reorganization of Mathematical Thinking: information and communication technologies, modeling, experimentation and visualization. New York: Ed. Springer, 2005. 229 p.
CHEVALLARD, Y. La transposition didactique: du savoir savant au savoir ensigné. Grenoble: La pensée Sauvage, 1991.
CURI, E.; PIRES, C.M.C. Pesquisas sobre a formação do professor que ensina matemática por grupos de pesquisa de instituições paulistanas. Educação Matemática Pesquisa, v.10, n. 1, 2008. p. 151 – 189.
LÉVY, P. As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
LIMA, E. L. Medida e forma em geometria: comprimento, área, volume e semelhança. Belo Horizonte: SBM, 1991.
LUIS, S. R. Concepção de uma sequência de ensino para o estudo de Semelhança. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática, São Paulo: Pontifícia Universidade Católica, 2006.
MOISE, E.E.; DOWNS, F. L. Geometria moderna. São Paulo: Edgard Blucher, 1971.
OLIVEIRA, G. P.; GONÇALVES, M. D.; MARQUETTI, C. Reflexões acerca da tecnologia e sua inserção na pesquisa em Educação Matemática. Educação Matemática Pesquisa, v.17, n. 3, 2015. p. 472 – 489.
OLIVEIRA, G. P.; MARCELINO, S. B. Estratégias didáticas com o software Superlogo: adquirir fluência e pensar com tecnologias em Educação Matemática. Educação Matemática Pesquisa, v.17, n. 4, 2015. p. 816 – 842.
OLIVEIRA, G. P. Tecnologias digitais na formação docente: estratégias didáticas com o Superlogo e o GeoGebra. Anais do CIBEM 2013. Disponível em: <http://www.cibem.org/extensos/256_1375850044_05082013_artigo_cibem2.docx/>. Acesso dia 27/11/2017.
RESENDE, E. Q. F.; QUEIROZ, M. L. B. Geometria Euclidiana Plana e Construções Geométricas. Campinas: Editora da UNICAMP, 2000, p.261.
SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, 1986. p. 4-14.
TIKHOMIROV, O. K. The psychological consequences of computerization. In: The Concept of Activity in Soviet Psychology. J. V. Wertsch, ed., M.E. Sharpe Inc., New York, pp. 256-278, 1981.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).