Abordagem investigativa em aulas de Matemática: uma investigação com casos de ensino na formação de professores<br>Investigative approach in mathematics classes: an investigation with cases of teaching in teacher training
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i1p160-179Palavras-chave:
abordagem investigativa, formação de professores, aulas de Matemática, casos de ensino.Resumo
Esse estudo é parte de uma pesquisa de doutorado cuja investigação é sobre os conhecimentos do professor em uma ação de Formação orientada por e para a abordagem investigativa em aulas de Matemática. O recorte considera a análise de uma prática com casos de ensino como instrumento pedagógico na Formação de Professores. Apresenta-se a proposta, com objetivos e características dos casos de ensino, descrevendo o seu desenvolvimento e apresentando reflexões e análises a luz da problemática: Que compreensões sobre a abordagem investigativa em aulas de Matemática são produzidas por professores em Formação mediante a análise de casos de ensino? Os resultados apontam para o potencial dos casos de ensino na compreensão da abordagem investigativa pelos docentes em Formação.
This study is part of a doctoral research and investigates the knowledge of the teacher in a training action guided by and for the investigative approach in mathematics classes. The cut considers the analysis of results obtained in practice with teaching cases as a pedagogical tool in teacher training. In the methodological perspective of the research with narratives, the proposal is presented, detailing the objectives and characteristics of the teaching cases, describing its development and presenting reflections and analyzes in light of the problematic: What understandings about the investigative approach in mathematics classes are produced by teachers through training in case studies? The results point to the potential of teaching cases in the understanding of the investigative approach by the teachers in formation, since the analysis indicates reflections on: investigative task, mathematical activity and communication as dialogue, defined as elements that characterize the investigative approach.
Metrics
Referências
ALRO, H; SKOVSMOSE, O. Diálogo e Aprendizagem em Educação Matemática. Tradução de: Orlando Figueiredo. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
BORBA, M. C.; SKOVSMOSE, O. A Ideologia da Certeza em Educação Matemática. In: SKOVSMOSE, O. (Org.) Educação Matemática Crítica A Questão da Democracia. Campinas: Papirus, 2001, p. 127-160.
DOMINGUES, I.M.C.S. Desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras em ambiente virtual de aprendizagem: contribuições de casos de ensino. Tese (doutorado). São Carlos: UFSCar, 2013. 257p.
GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
LELIS, Isabel. Convergências e tensões das pesquisas sobre a aprendizagem da docência. In: DALBEN, Angela; DINIZ, Júlio; LEAL, Leiva; SANTOS, Lucíola. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. Livro 2, pp.188-201.
MIZUKAMI, M.G.N. Aprendizagem da Docência: algumas contribuições de L.S. Shulman. Revista do Centro de Educação da UFSM, v. 29, n.02, 2004. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3838. Acesso em: 16 de agosto de 2017.
MIZUKAMI, M.G.N. Casos de ensino e aprendizagem profissional da docência. In: ABRAMOWICZ, A; MELLO, R.R. (Org.). Educação: pesquisa e práticas. Campinas, SP: Papirus, 2000, p. 139-161.
NONO, M. Caso de Ensino e Professores Iniciantes. Tese (Doutorado em Educação). Centro de Educação e Ciências Humanas. Universidade Federal de São Carlos. 2005. 238p.
PENTEADO, M. G. Novos atores, novos cenários: Discutindo a inserção dos computadores na profissão docente. In M. A. V. Bicudo (Ed.), Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999, pp. 297-313.
PONTE, J. P.; FERREIRA, C.; VARANDAS, J.M.; BRUNHEIRA, L.; OLIVEIRA, H. A relação professor-aluno na realização de investigações matemáticas. Lisboa: Projecto MPT e APM, 1998.
PONTE, J. P; BROCARDO, J; OLIVEIRA, H. Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
PONTE, J.P.; OLIVEIRA, H.; BRUNHEIRA, L.; VARANDAS, J. M.; FERREIRA, C. O trabalho do professor numa aula de investigação matemática. Quadrante, 7(2), 41-70, 1998.
PONTE, J.P.; OLIVEIRA, H.M.; CUNHA, M.H.; SEGURADO, M.I. Histórias de investigações matemáticas. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1998.
SCHÖN, D. Educando o profissional Reflexivo – um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
SCHÖN, D. The reflective practitioner. London: Temple Smith, 1983.
SHULMAN, L.S. Those Who Undersland: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, p. 4-14, 1986. Disponível em: http://fisica.uniud.it/URDF/masterDidSciUD/pdf/Shulman_1986.pdf. Acesso em: julho de 2017.
SKOVSMOSE, O. Cenários de investigação. Bolema – Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, n. 14, p. 66-91, 2000.
ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva de professores: Idéias e Práticas. Lisboa: Educa Professor, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).