Abordagem investigativa em aulas de Matemática: uma investigação com casos de ensino na formação de professores<br>Investigative approach in mathematics classes: an investigation with cases of teaching in teacher training

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i1p160-179

Palavras-chave:

abordagem investigativa, formação de professores, aulas de Matemática, casos de ensino.

Resumo

Esse estudo é parte de uma pesquisa de doutorado cuja investigação é sobre os conhecimentos do professor em uma ação de Formação orientada por e para a abordagem investigativa em aulas de Matemática. O recorte considera a análise de uma prática com casos de ensino como instrumento pedagógico na Formação de Professores. Apresenta-se a proposta, com objetivos e características dos casos de ensino, descrevendo o seu desenvolvimento e apresentando reflexões e análises a luz da problemática: Que compreensões sobre a abordagem investigativa em aulas de Matemática são produzidas por professores em Formação mediante a análise de casos de ensino? Os resultados apontam para o potencial dos casos de ensino na compreensão da abordagem investigativa pelos docentes em Formação.

This study is part of a doctoral research and investigates the knowledge of the teacher in a training action guided by and for the investigative approach in mathematics classes. The cut considers the analysis of results obtained in practice with teaching cases as a pedagogical tool in teacher training. In the methodological perspective of the research with narratives, the proposal is presented, detailing the objectives and characteristics of the teaching cases, describing its development and presenting reflections and analyzes in light of the problematic: What understandings about the investigative approach in mathematics classes are produced by teachers through training in case studies? The results point to the potential of teaching cases in the understanding of the investigative approach by the teachers in formation, since the analysis indicates reflections on: investigative task, mathematical activity and communication as dialogue, defined as elements that characterize the investigative approach.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Denise Knorst da Silva, UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim

Professora Mestre em Matemática

Docente da área de Matemática

Pesquisadora da Educação Matemática

Doutoranda do PPGECT - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica

Referências

ALRO, H; SKOVSMOSE, O. Diálogo e Aprendizagem em Educação Matemática. Tradução de: Orlando Figueiredo. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

BORBA, M. C.; SKOVSMOSE, O. A Ideologia da Certeza em Educação Matemática. In: SKOVSMOSE, O. (Org.) Educação Matemática Crítica A Questão da Democracia. Campinas: Papirus, 2001, p. 127-160.

DOMINGUES, I.M.C.S. Desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras em ambiente virtual de aprendizagem: contribuições de casos de ensino. Tese (doutorado). São Carlos: UFSCar, 2013. 257p.

GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

LELIS, Isabel. Convergências e tensões das pesquisas sobre a aprendizagem da docência. In: DALBEN, Angela; DINIZ, Júlio; LEAL, Leiva; SANTOS, Lucíola. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. Livro 2, pp.188-201.

MIZUKAMI, M.G.N. Aprendizagem da Docência: algumas contribuições de L.S. Shulman. Revista do Centro de Educação da UFSM, v. 29, n.02, 2004. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3838. Acesso em: 16 de agosto de 2017.

MIZUKAMI, M.G.N. Casos de ensino e aprendizagem profissional da docência. In: ABRAMOWICZ, A; MELLO, R.R. (Org.). Educação: pesquisa e práticas. Campinas, SP: Papirus, 2000, p. 139-161.

NONO, M. Caso de Ensino e Professores Iniciantes. Tese (Doutorado em Educação). Centro de Educação e Ciências Humanas. Universidade Federal de São Carlos. 2005. 238p.

PENTEADO, M. G. Novos atores, novos cenários: Discutindo a inserção dos computadores na profissão docente. In M. A. V. Bicudo (Ed.), Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999, pp. 297-313.

PONTE, J. P.; FERREIRA, C.; VARANDAS, J.M.; BRUNHEIRA, L.; OLIVEIRA, H. A relação professor-aluno na realização de investigações matemáticas. Lisboa: Projecto MPT e APM, 1998.

PONTE, J. P; BROCARDO, J; OLIVEIRA, H. Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

PONTE, J.P.; OLIVEIRA, H.; BRUNHEIRA, L.; VARANDAS, J. M.; FERREIRA, C. O trabalho do professor numa aula de investigação matemática. Quadrante, 7(2), 41-70, 1998.

PONTE, J.P.; OLIVEIRA, H.M.; CUNHA, M.H.; SEGURADO, M.I. Histórias de investigações matemáticas. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1998.

SCHÖN, D. Educando o profissional Reflexivo – um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

SCHÖN, D. The reflective practitioner. London: Temple Smith, 1983.

SHULMAN, L.S. Those Who Undersland: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, p. 4-14, 1986. Disponível em: http://fisica.uniud.it/URDF/masterDidSciUD/pdf/Shulman_1986.pdf. Acesso em: julho de 2017.

SKOVSMOSE, O. Cenários de investigação. Bolema – Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, n. 14, p. 66-91, 2000.

ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva de professores: Idéias e Práticas. Lisboa: Educa Professor, 1993.

Downloads

Publicado

2019-04-29

Como Citar

DA SILVA, D. K.; COSTA, D. A. Abordagem investigativa em aulas de Matemática: uma investigação com casos de ensino na formação de professores&lt;br&gt;Investigative approach in mathematics classes: an investigation with cases of teaching in teacher training. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 21, n. 1, 2019. DOI: 10.23925/1983-3156.2019v21i1p160-179. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/37282. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos