Formulação de problemas de comparação multiplicativa: uma proposta para o ensino de multiplicação e divisão no campo conceitual multiplicativo<br>Problem-posing of a multiplicative comparison: a proposal for the teaching of multiplication and division in the multiplicative conceptual field

Autores

  • Renan Oliveira Altoé Centro Educacional São Camilo - ES
  • Rony Cláudio de Oliveira Freitas Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v21i2p105-129

Palavras-chave:

Formulação de problemas, Comparação multiplicativa, Engenharia didática, Ensino.

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de Formulação de Problemas, intitulada “...Vezes mais...Vezes menos...”, que pode contribuir nos estudos de multiplicação e divisão, em Comparação Multiplicativa, do Campo Conceitual Multiplicativo. Trata-se de um recorte que envolve as análises relativas à proposta, sua construção e validação em uma pesquisa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática. A pesquisa seguiu pressupostos metodológicos da Engenharia Didática, se caracterizando como experimental, numa abordagem qualitativa. As análises apontaram que a proposta possibilitou a formulação de problemas de comparação multiplicativa, cujas produções, carregadas de motivações e interesses dos alunos, poderiam ser utilizadas, pelo professor, nas aulas de matemática, entusiasmando-os na resolução de problemas.

This paper presents a Problem-posing entitled "... Times more ... Times less ...", which may contribute to the multiplication and division studies, in Multiplicative Comparison, of the Multiplicative Conceptual Field. This is a cut that involves the analyzes related to the proposal, its construction and validation in a Master's Degree in Science and Mathematics Education research. The research followed methodological assumptions of Didactic Engineering, being characterized as experimental, in a qualitative approach. The analysis showed that the proposal made it possible to problem-posing of multiplicative comparison, whose productions, loaded with motivations and interests of the students, could be used by the teacher in mathematics classes, enthusiastic in problem solving.

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Biografia do Autor

Renan Oliveira Altoé, Centro Educacional São Camilo - ES

Mestre em Educação em Ciências e Matemática

Rony Cláudio de Oliveira Freitas, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação.

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Publicado

2019-09-02

Edição

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Artigos