Retas que se cortam e dedos que se movem com dispositivos de geometria dinâmica<br>Straight lines that intersect each other and fingers that move with dynamic geometry devices

Autores

  • Marcos Paulo Henrique Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Marcelo Almeida Bairral Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i1p197-216

Palavras-chave:

ambientes de geometria dinâmica, dispositivo móvel, retas paralelas, transversal, ensino fundamental.

Resumo

Aqui se apresentam contribuições e desafios de duas tarefas com discentes do 8.º ano do Ensino Fundamental, dentro de uma pesquisa sobre o aprendizado de retas paralelas cortadas por uma transversal no GeoGebra, com manipulações na tela dos smartphones dos estudantes. Os dados resultaram de gravação em áudio e vídeo; captura de telas do dispositivo, registros escritos e diário do pesquisador. Os estudantes ampliaram sua visão de propriedades e relações geométricas, e o uso de smartphones permitiu observar elementos articulados à exploração e à manipulação das retas construídas. A tela pequena do smartphone dificultou a visualização de propriedades.

Here are presented contributions and challenges of two tasks with students 8th grade primary school, in a research concerning learning of parallel lines intersected by a transversal line in GeoGebra, with handling on the screen of students' smartphones. The data resulted from audio and video recording; screenshot of device, written records and journal of the researcher. The students broadened their vision of geometric properties and relations, and the use of smartphones allowed to observe elements articulated to the exploration and the manipulation of the constructed lines. The small smartphone screen made it difficult to view properties.

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Publicado

2019-04-29

Como Citar

HENRIQUE, M. P.; BAIRRAL, M. A. Retas que se cortam e dedos que se movem com dispositivos de geometria dinâmica&lt;br&gt;Straight lines that intersect each other and fingers that move with dynamic geometry devices. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 21, n. 1, 2019. DOI: 10.23925/1983-3156.2019v21i1p197-216. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/38207. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos