Licenciandos em matemática interagindo no VMTcG em uma tarefa sobre translação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i1p305-335

Palavras-chave:

Formação inicial de professores, Interações online, Isometrias, Translação

Resumo

Este estudo integra um projeto de pesquisa voltado ao aprendizado em ambientes virtuais. Mediante estudo de caso ilustram-se e analisam-se interações de licenciandos em matemática em uma tarefa sobre translação em um dispositivo síncrono e integrado ao GeoGebra. O marco teórico da investigação ressalta a importância da tarefa e duas possíveis formas de raciocinar– ascendente ou descendente – mediante interações colaborativas em AGD. A análise foi baseada nas interações escritas, nas construções em tela, nas tabelas e nos gráficos –expostos na Figuras – gerados na plataforma do VMTcG. Destaca-se a forma com que os futuros professores construíram o que foi proposto a partir de dúvidas e de ideias emergentes. Ressalta-se a importância do design de tarefas que aprimorem o entendimento de transformação e de relação funcional no trabalho com isometrias.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcelo Almeida Bairral, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutorado em Educação Matemática

Thuane da Silveira Silvano, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduada em Licenciatura em Matemática

Referências

Arzarello, F., Olivero, F., Paola, D., & Robutti, O. (2002). A cognitive analysis of dragging practises in Cabri environments. ZDM, 34(3), 66-72.

Assis, A. R. de. (2020). Alunos do Ensino Médio realizando toques em telas e aplicando isometrias com GeoGebra [Tese de doutorado em Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro].

Assis, A. R. de. (2016). Alunos do Ensino Médio Trabalhando no GeoGebra e no Construtor Geométrico: Mãos e rotAções em touchscreen [Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro].

Bairral, M. A., & Barreira, J. C. F. (2017). Algumas particularidades de ambientes de geometria dinâmica na educação geométrica. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, 6(2), 46-64.

Bairral, M. A., & Marques, F. de J. R. (2016). Onde se localizam os pontos notáveis de um triângulo? Futuros professores de matemática interagindo no ambiente VMT com GeoGebra. Educação Matemática Pesquisa, 18(1), 111-130.

Barbosa, A. C. M. (2014). Transformações no plano: alunos do ensino médio interagindo em ambiente colaborativo virtual [Tese de doutorado em Educação Matemática, Universidade Anhanguera].

Barreira, J. C. F., & Bairral, M. (2017). Que quadrilátero é? Licenciandos em matemática usando propriedades conhecidas no VMT com o GeoGebra. Boletim Gepem, (70), 143-156. doi:10.4322/gepem.2017.027

Berg, B. L. (2006). Qualitative research methods for the social sciences. Allynand Bacon.

Brito, C. da S. (2022). Licenciandos e professores de matemática interagindo no VMTcG em atividades de semelhança de triângulos. [Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro].

Bussi, M. G. B., & Mariotti, M. A. (2008). Semiotic mediation in the mathematics classroom: Artifacts and signs after a Vygotskian perspective. In L. D. English, & KirshnerD., Handbookof International Research in Mathematics Education(pp. 746-783).

Çakir, M. P., Zemel, A., & Stahl, G. (2009). The joint organization of interaction within a multimodal CSCL medium. International Journal of Computer-Supported Collaborative Learning, 4(2), 115-149.

Delmondi, N. N., & Pazuch, V. (2018). Um panorama teórico das tendências de pesquisa sobre o ensino de transformações geométricas. RBEP, 99(253), 659-686. doi:10.24109/2176-6681.rbep.99i253.38616.

Marques, F. de J. R., & Bairral, M. A. (2014). Futuros professores de Matemática interagindo em um Ambiente Virtual com o GeoGebra. Educação Matemática em Revista, 41, 5-18, 2014.

Menezes, R. O., & Bairral, M. A. (2021). Um mapeamento de pesquisas sobre atividades de Modelagem Matemática desenvolvidas de forma online. Revemop, 3, 1-16. doi:10.33532/revemop.e202119

Ng, O., & Sinclair, N. (2015). Young children reasoning about symmetry in a dynamic geometry environment. ZDM Mathematics Education, 47, 421-434. doi 10.1007/s11858-014-0660

Oliveira, R., & Bairral, M. (2020). Interações em um ambiente de aprendizagem online e síncrono: que tarefa propor com o GeoGebra? Paradigma, XLI (Extra 2), 277-304. doi:10.37618/PARADIGMA.1011-2251.0.p277-304.id898

Powell, A. B. (2003). “So let's prove it!” Emergent and elaborated mathematical ideas and reasoning in the discourse and inscriptions of learners engaged in a combinatorial task. (Doctoral Thesis). Rutgers, The State University of New Jersey,

Powell, A. B., & Pazuch, V. (2016). Tarefas e justificativas de professores em ambientes virtuais colaborativos de geometria dinâmica. Zetetiké, 24(2), 191-207.

Salazar, J. V. F., & Almouloud, S. A. (2015). Registro figural no ambiente de geometria dinâmica. Educ. Matem. Pesq., 17(5), 919-941.

Salles, A. T., & Bairral, M. A. (2012). Interações docentes e aprendizagem matemática em um ambiente virtual. Investigações em Ensino de Ciências (IENCI), 17(2), 453 - 466.

Silva, C. V., & Almouloud, A. S. (2021). Um estudo histórico e epistemológico sobre o objeto matemático Simetria Ortogonal. Intermaths, 2(1), 71-87. doi:10.22481/intermaths.v2i1.7429

Silvano, T. da S., & Bairral, M. A. (2020). O que dizem (futuros) professores de matemática sobre isometrias: uma análise preliminar. Anais doIX Seminário de Pesquisa em Educação Matemática do Rio de Janeiro (IX SPEM-RJ 2020).Rio de Janeiro: SBEM-RJ.

Silvano, T. da S., & Bairral, M. A. (2021). Interação no Virtual Math Team com GeoGebra em atividades sobre isometrias. Anais doVIII Encontro de Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro (VIII EEMAT 2021). Rio de Janeiro: SBEM-RJ.

Veloso, E. (2012). Simetria e transformações geométricas. Associação de Professores de Matemática –APM.

Publicado

2023-04-29

Como Citar

BAIRRAL, M. A.; SILVANO, T. da S. Licenciandos em matemática interagindo no VMTcG em uma tarefa sobre translação. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 305–335, 2023. DOI: 10.23925/1983-3156.2023v25i1p305-335. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/59399. Acesso em: 18 nov. 2024.