Licenciandos em matemática interagindo no VMTcG em uma tarefa sobre translação
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i1p305-335Palavras-chave:
Formação inicial de professores, Interações online, Isometrias, TranslaçãoResumo
Este estudo integra um projeto de pesquisa voltado ao aprendizado em ambientes virtuais. Mediante estudo de caso ilustram-se e analisam-se interações de licenciandos em matemática em uma tarefa sobre translação em um dispositivo síncrono e integrado ao GeoGebra. O marco teórico da investigação ressalta a importância da tarefa e duas possíveis formas de raciocinar– ascendente ou descendente – mediante interações colaborativas em AGD. A análise foi baseada nas interações escritas, nas construções em tela, nas tabelas e nos gráficos –expostos na Figuras – gerados na plataforma do VMTcG. Destaca-se a forma com que os futuros professores construíram o que foi proposto a partir de dúvidas e de ideias emergentes. Ressalta-se a importância do design de tarefas que aprimorem o entendimento de transformação e de relação funcional no trabalho com isometrias.
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