Licenciandos em matemática interagindo no VMTcG em uma tarefa sobre translação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i1p305-335

Palavras-chave:

Formação inicial de professores, Interações online, Isometrias, Translação

Resumo

Este estudo integra um projeto de pesquisa voltado ao aprendizado em ambientes virtuais. Mediante estudo de caso ilustram-se e analisam-se interações de licenciandos em matemática em uma tarefa sobre translação em um dispositivo síncrono e integrado ao GeoGebra. O marco teórico da investigação ressalta a importância da tarefa e duas possíveis formas de raciocinar– ascendente ou descendente – mediante interações colaborativas em AGD. A análise foi baseada nas interações escritas, nas construções em tela, nas tabelas e nos gráficos –expostos na Figuras – gerados na plataforma do VMTcG. Destaca-se a forma com que os futuros professores construíram o que foi proposto a partir de dúvidas e de ideias emergentes. Ressalta-se a importância do design de tarefas que aprimorem o entendimento de transformação e de relação funcional no trabalho com isometrias.

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Biografia do Autor

Marcelo Almeida Bairral, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutorado em Educação Matemática

Thuane da Silveira Silvano, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduada em Licenciatura em Matemática

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Publicado

2023-04-29