Níveis de desenvolvimento do pensamento algébrico de estudantes dos anos finais do ensino fundamental: o caso dos problemas de partilha<br>Developmental levels of algebraic thinking of students in the final years of elementary school: the case of problems of sharing

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019vol21i3p167-187

Palavras-chave:

Álgebra escolar, Pensamento algébrico, Problemas de partilha.

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar o nível de desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos dos anos finais do ensino fundamental em relação aos problemas de partilha. Participaram da pesquisa 343 alunos de duas escolas da cidade do Recife. Cada estudante resolveu um teste composto por seis problemas de partilha. Os resultados indicam que a escolarização tem uma forte influência no desenvolvimento do pensamento algébrico, uma vez que no 6º ano do ensino fundamental temos 30% dos alunos no nível 0, enquanto no 9° ano temos apenas 7%. No nível incipiente do pensamento algébrico, o nível 1, o percentual passa de 50% no 6º ano para 27% no 9º ano. Além disso, temos um aumento considerável de alunos no nível de pensamento algébrico consolidado, o nível 3, passando de 6% no 6º ano para 55% no 9º ano.

This article aims to identify the level of development of algebraic thinking of students in the final years of elementary school in relation to the problems of sharing. A total of 343 students from two schools in the city of Recife participated in the study. Each student solved a test consisting of six problems of sharing. The results indicate that schooling has a strong influence on the development of algebraic thinking, since in the 6th grade of elementary school we have 30% of students in level 0, while in the 9th grade we have only 7%. At the incipient level of algebraic thinking, level 1, the percentage changes from 50% in the 6th grade to 27% in the 9th grade. In addition, we have a considerable increase in the number of students in the level of consolidated algebraic thinking, level 3, going from 6% in 6th grade to 55% in 9th grade.

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Biografia do Autor

Jadilson Ramos de Almeida, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela UFRPE. Professor do Departamento de Educação da UFRPE e dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFRPE e em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE.

Marcelo Câmara dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Ciências da Educação. Professor aposentado da UFPE.

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Publicado

2019-12-20

Edição

Seção

Finalizada - Educação Algébrica