Explorando as propriedades da igualdade

uma tarefa de aprendizagem profissional na formação inicial de professores de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i3p054-073

Palavras-chave:

Formação inicial, MTSK, Propriedades da igualdad, Tarefa de aprendizagem profissional

Resumo

Neste artigo, buscou-se identificar os conhecimentos matemáticos e didáticos de futuros professores de matemática, sobre as propriedades da igualdade, na perspectiva do Mathematics Teacher's Specialized Knowledge (MTSK). Para isso, acompanhamos um processo formativo mediado por uma Tarefa de Aprendizagem Profissional (TAP), a qual também serviu para produção dos dados qualitativos, sendo utilizado o método de comparações sistemáticas como procedimento de análise. Os sujeitos, em número de 6, estavam cursando a disciplina Estágio Supervisionado Obrigatório III em uma universidade pública do Estado de Pernambuco. Os resultados mostraram que os licenciandos já revelaram indícios dos subdomínios KoT (conhecimento das propriedades, procedimentos, registros de representação) e do KPM (conhecimento do uso correto dos símbolos e justificações matemáticas), ligados ao tema e ao ensino das propriedades da igualdade. A participação dos licenciandos, por meio das discussões e reflexões no momento formativo, permitiu a ampliação dos seus conhecimentos profissionais, corroborando, assim, as potencialidades da Tarefa de Aprendizagem Profissional (TAP) em gerar oportunidades de aprendizagem profissional e em promover desenvolvimento profissional na formação inicial de professores de matemática.

Biografia do Autor

Samuel Ribeiro da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática

Jadilson Ramos de Almeida, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Licenciado em Matemática pela UPE (2005), com Especialização em Ensino da Matemática pela FAINTVISA (2007) e em Tecnologias em Educação pela PUC do Rio de Janeiro (2013), Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE (2011) e Doutorado em Ensino das Ciências e Matemática pela UFRPE (2016). Atualmente é professor na UFRPE, no Departamento de Educação, atuando no curso de Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências. Também é professor no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC-UFPE. Pesquisa na área de Educação Matemática, com ênfase em pensamento algébrico, álgebra escolar e teoria da objetivação. 

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Publicado

2025-08-31

Como Citar

Silva, S. R. da ., & Almeida, J. R. de. (2025). Explorando as propriedades da igualdade: uma tarefa de aprendizagem profissional na formação inicial de professores de matemática. Educação Matemática Pesquisa Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Educação Matemática, 27(3), 054–073. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i3p054-073