Contribuições do Instituto Anísio Teixeira para a Educação Matemática no Estado da Bahia - Período 1983-1991<br>Contributions of the Anísio Teixeira Institute for mathematical education in the State of Bahia - period 1983-1991

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i1p295-319

Palavras-chave:

Instituto Anísio Teixeira, educação matemática, história da educação

Resumo

Neste trabalho são discutidas as contribuições do Instituto Anísio Teixeira para o desenvolvimento da educação matemática na Bahia. É utilizada como procedimento metodológico a análise bibliográfica e documental. Na primeira parte, aborda-se o processo de criação e instalação do IAT; em seguida, discutem-se as atividades do período de 1983 a 1987, em que se deu sua implantação e consolidação; e, finalmente, discutem-se as atividades do quadriênio 1987 a 1991, período em que ocorreu a sua dinamização. O artigo mostra que, nos seus primeiros anos, as atividades do IAT estavam dirigidas, principalmente, para as demandas das séries iniciais da educação, vinculadas ao processo de redução de analfabetismo, evasão, atuação de professores leigos, mapeamento e organização das estruturas e demandas educacionais do Estado da Bahia.

In this paper, the contributions of the Anísio Teixeira Institute for the development of mathematical education in Bahia are discussed. It uses bibliographic and documentary analysis as a methodological procedure. The first part deals with the process of creating and installing the IAT; then the activities of the period from 1983 to 1987, in which they were implemented and consolidated, are discussed; and, finally, the activities of the quadrennium from 1987 to 1991 are discussed, during which time their dynamization occurred. The article shows that, in its early years, the activities of the IAT were directed mainly at the demands of the initial series of education, linked to the process of reduction of illiteracy, evasion, action of lay teachers, mapping and organization of structures and demands educational institutions of the State of Bahia.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Helaine Silva Souza, Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Colégio Professora Maria Bernadete Brandão

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História da Ciência. Doutoranda no mesmo Programa. Professora de matemática da rede estadual de ensino, em Salvador. Bahia. Área de Interesse: Educação Matemática

José Fernando Noura Rocha, Universidade Federal da Bahia

Prpfessor do Departamento de Física do Estado Sólido, da Universidade Federal da Bahia. Doutor pelo Progama de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História da Ciências.

Elder Sales Teixeira, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História da Ciência. Professor do Departamento de Física da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia. Área de interesse: História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências

Referências

BAHIA (1967). Assembleia Legislativa. Lei No 2.464, de 13 de setembro. Dispõe sobre a organização da Secretaria da Educação e Cultura.

______ (1983). Assembleia Legislativa. Lei Delegada nº 67, de 01 de junho. Disponível em: <https://governo-ba.jusbrasil.com.br/legislacao/70068/lei-delegada-67-83>. Acesso em: 20 mar. 2017.

______ (1984a). Secretaria da Educação e Cultura. Instituto Anísio Teixeira, Relatório de Atividades, 1984.

______ (1984b). Decreto No. 30.727, de 23 de janeiro de 1984

______ (1985). Secretaria da Educação e Cultura, Instituto Anísio Teixeira. Relatório de Atividades.

______ (1986). Secretaria da Educação e Cultura, Instituto Anísio Teixeira. Relatório de Atividades.

______ (1987a). Secretaria da Educação e Cultura, Instituto Anísio Teixeira. Relatório de Atividades, 1987.

______ (1987b). Secretaria da Educação e Cultura, Instituto Anísio Teixeira. Relatório de Atividade s, 1987/1990.

______ (1989). Secretaria de Educação e Cultura. Instituto Anísio Teixeira. ESTUDOS IAT, nº 3.

______ (1991a). Assembleia Legislativa. Lei nº 6.074, de 22 de maio de 1991. Disponível em: <https://governo-ba.jusbrasil.com.br/legislacao/85731/lei-6074-91>. Acesso em: 20 mar. 2017.

______ (1991b). Decreto nº 691, de 18 de novembro de 1991. Disponível em: <http://www.legislabahia.ba.gov.br/index.php?pag=pesqavanc>. Acesso em: 20 mar. 2017.

______ (1999a). Decreto nº 7.581, de 26 de maio de 1999. Disponível em: <https://governo-ba.jusbrasil.com.br/legislacao/78528/decreto-7581-99?print=true>. Acesso em: 17 mar. 2017.

______ (1999b). Decreto nº 7.685, de 08 de outubro de 1999. Disponível em: <https://governo-ba.jusbrasil.com.br/legislacao/78632/decreto-7685-99>. .Acesso em: 17 mar. 2017.

BOAVENTURA, E. (2009). A construção da universidade baiana origens, missões e afrodescendência. Salvador: Edufba. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ufba/109/4/A%20construcao%20da%20universidade%20baiana.pdf. Acesso em: 1 maio 2019.

BRASIL (1938). Decreto-Lei Nº 580, de 30 de julho. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2016.

GUIA TRABALHISTA (2019) – Tabela dos valores nominais do salário mínimo – período 1940-1999. Disponível em: <http://www.guiatrabalhista.com.br/guia/salario_minimo_1940a1999.htm>. Acesso em: 11 05 2019.

OLIVEIRA, H. P. (1988). A ação conjunta de Anísio Teixeira e do INEP na Bahia. Cadernos IAT, v. I, n. 1, p. 31-46, dez.

UEFS (1987). Departamento de Ciências Exatas – Projeto: “Subsídios Substantivos para o Ensino da Matemática com Ênfase na História”, 1987-1991.

UEFS (1995). Departamento de Ciências Exatas – Projeto: “Subsídios Substantivos para o Ensino da Matemática com Ênfase na História – II Etapa”.

Downloads

Publicado

2020-01-31

Como Citar

SOUZA, H. S.; ROCHA, J. F. N.; TEIXEIRA, E. S. Contribuições do Instituto Anísio Teixeira para a Educação Matemática no Estado da Bahia - Período 1983-1991&lt;br&gt;Contributions of the Anísio Teixeira Institute for mathematical education in the State of Bahia - period 1983-1991. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 22, n. 1, 2020. DOI: 10.23925/1983-3156.2020v22i1p295-319. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/44010. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos