O estudo de Combinatória no ensino médio: uma análise das organizações matemáticas no livro didático<br>The study of Combinatory in high school: an analysis of mathematical organizations in the textbook
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i1p277-299Palavras-chave:
Combinatória, Teoria Antropológica do Didático, Livro DidáticoResumo
Este estudo tem por objetivo caracterizar os saberes relativos ao conteúdo de Combinatória no livro didático de matemática do Ensino Médio sob a ótica das praxeologia matemáticas. O marco teórico adotado é a Teoria Antropológica do Didático (CHEVALLARD, 1999). Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo documental (SEVERINO, 2007; PÁDUA, 2004). A implementação da metodologia possibilitou identificar, de forma explícita, os tipos de tarefas e as técnicas que permitem cumpri-las e tecnologias que justificam essas técnicas. De forma geral, o livro didático apresenta subsídios suficientes para que o aluno possa compreender a distinção dos problemas de contagem da Combinatória, embora se reconheça que outras técnicas podem ser utilizadas na realização dos tipos de tarefas propostos.
This study aims to characterize the knowledge about the content of Combinatorics in the didactic textbook of mathematics in High School from the point of view of mathematical praxeologies. The theoretical framework adopted is the Anthropological Theory of Didactics, developed by Chevallard et al. It is a qualitative research of the documentary type. The implementation of the methodology made it possible to identify, explicitly, the types of tasks and the techniques that allow them to be fulfilled and the technologies that justify these techniques. In general, the textbook presents sufficient subsidies so that the student can understand the distinction of the counting problems of the Combinatorial, although it is recognized that other techniques can be used in the accomplishment of the types of tasks proposed.
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Referências
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