A dimensão cognitiva na Teoria Antropológica do Didático: proposição de um modelo para investigação da cognição como fenômeno situado <br> The cognitive dimension in the Anthropological Theory of the Didactic: proposition of a model for the investigation of cognition as a situated phenomenon

Autores

  • José Luiz Cavalcante Universidade Estadual da Paraíba
  • Anna Paula Avelar Brito Lima PPGEC - UFRPE
  • Vladimir Lira Veras Xavier de Andrade PPGEC-UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i3p188-212

Palavras-chave:

TAD, Dimensão cognitiva, Aprendizagem situada, Sujeito psicológico

Resumo

O presente artigo se constitui como um ensaio onde nos propomos a apresentar e discutir um modelo para investigação de fenômenos ligados à dimensão cognitiva a partir da teoria antropológica do didático (TAD). O modelo é um dos principais resultados da tese de doutoramento do primeiro autor. Em sua tese ele se propôs a caracterizar o lugar do sujeito psicológico na TAD. De natureza teórica-empírica, o estudo assume a cognição como um fenômeno situado no contexto institucional e analisa o funcionamento do sistema didático no ensino de probabilidade na licenciatura em Matemática. A análise do sistema didático culminou com a proposição de um modelo de investigação que é organizado em três níveis: 1. Dimensão institucional que remete ao contexto das instituições; 2. Dimensão do funcionamento do sistema didático que está ligado as práticas em torno das atividades matemáticas; e 3. Dimensão pessoal que remete a participação e engajamento dos sujeitos no sistema didático. Para apresentar o modelo, inicialmente, retomamos elementos teóricos da antropologia social para argumentar em favor da cognição como fenômeno situado no contexto institucional. Em seguida caracterizamos o lugar do sujeito psicológico na TAD e fazemos a proposição de um modelo para analisar fenômenos e aspectos ligados a dimensão cognitiva a partir da abordagem antropológica do didático. <br>

This paper constitutes an essay in which we propose to present and discuss a model for the investigation of phenomena related to the cognitive dimension from the anthropological theory of the didactic (ATD). This model is one of the main results of the doctoral thesis of the first author. In his thesis he set out to characterize the place of the psychological subject in ATD. Of theoretical-empirical nature, this study assumes cognition as a phenomenon located in the institutional context and analyzes the functioning of the didactic system in the teaching of probability in the degree in Mathematics. The analysis of the didactic system culminated in the proposition of an investigation model which is organized in three levels: 1. Institutional dimension that reinforces the context of institutions; 2. Dimension of the didactic system functioning that is linked to the practices related to mathematical activities; and 3. Personal dimension, that refers to the participation and engagement of the subjects in the didactic system. In order to present the model, we initially retake theoretical elements of social anthropology to argue for cognition as a phenomenon situated in the institutional context. Then, we characterize the place of the psychological subject in ATD and we propose a model to analyze phenomena and aspects related to the cognitive dimension from the anthropological approach of the didactic.


Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Luiz Cavalcante, Universidade Estadual da Paraíba

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pelo PPGEC-UFRPE. Professor na Licenciatura em Matemática no Centro de Ciências humanas e extas da Universidade Estadual da Paraíba. Foi professor da Educação Básica por mais 10 anos. Atualmente pesquisa sobre fenômenos didáticos envolvendo a cognição à luz da Teoria Antropologica do Didático.

Anna Paula Avelar Brito Lima, PPGEC - UFRPE

Docente do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFRPE.

Vladimir Lira Veras Xavier de Andrade, PPGEC-UFRPE

Docente do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFRPE.

Referências

ARAYA, A.; MATHERON, Y. Una problemática de la memoria: proposiciones y ejemplos para su estudio antropológico en didáctica de las matemáticas. In: RUIZ-HIGUERAS, L.; ESTEPA, A.; GARCÍA, F. J. Sociedad, escuela y matemáticas. Aportaciones de la Teoria Antropológica de lo didático (TAD). Jaén: Servicio de publicaciones de la Universidad de Jaén, 2006. p. 261-278.

ARAYA-CHACON, A.-M. La gestion de la mémoire didactique par le professeur dans l'enseignement secondaire des mathématiques : Etude du micro-cadre institutionnel en France et au Costa Rica. Thèse Doctoral en Didactique des Disciplines Scientifiques et Technologiques - Université Toulouse. Toulouse. 2008.

BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento Trad. – Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. Tradução de Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. (Obra original de 1935).

BARRAGUÉS, J. I.; GUISASOLA, J. Una propuesta para la enseñanza de la probabilidad en la universidad basada en la investigación didáctica. Educación Matemática, 21, n. 3, 2009. 127-162.

BATANERO, C.; MANFRED, B. Statistics and Probability in High School. Rotterdam/Boston: Sense Publishers, 2016.

BRUN, J. Didáticas das matemáticas. Tradução de Maria José Figueiredo. Lisboa: Instituto Piaget, 1996.

CAVALCANTE, J. L.; BRITO LIMA, A. P. A.; ANDRADE, V. L. V. X. Teoria antropológica do didático: reflexões sobre suas bases epistemológicas e antropológicas. Anais do 1ª Simpósio Latino-americano de Didática da Matemática. Bonito - MS: [s.n.]. 2016.

CHAACHOUA, H.; BITTAR, M. A TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO: PARADIGMAS, AVANÇOS E PERSPECTIVAS. Anais do I Simpósio Latino-americano de Didática da Matemática - LaDiMa. Bonito - MS: [s.n.]. 2016.

CHEVALLARD, Y. Le concept de rapport au savoir. Rapport pesonnel, rapport institutionnel, rapport officiel. IREM Aux Marseille. Marseille. 1989.

CHEVALLARD, Y. Conceitos Fundamentais da Didática: as perspectivas trazidas por uma abordagem antropológica. In: BRUN, J. Didáctica Das Matemáticas. Tradução de Maria José Figueredo. Lisboa: Instituto Piaget, 1996. (original de 1992).

CHEVALLARD, Y. La Transposiciòn Didáctica Del Saber Sabio Al Saber Enseñado. Tradução de CLAUDIA GILMAN. 1ª. ed. Buenos Aires: Aique, 1997. Título original (La transposition didactique. Du savoir savant au savoir enseigné. (Original de 1991).

CHEVALLARD, Y. Organiser l’étude 3: Ecologie et Regulation, 2002. Disponivel em: <http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/article.php3?id_article=53>. Acesso em: 13 Outubro 2017.

CHEVALLARD, Y. Passé et présent de la théorie anthropologique du didactique. In: RUIZ-HIGUEIRAS, L.; ESTEPA, A.; GÁRCIA, F. J. Sociedad, escuela y matemáticas. Aportaciones de la Teoria Antropológica de lo didático (TAD). Jaén: Servicio de publicaciones de la Universidad de Jaén, 2006. p. 705-746.

CHEVALLARD, Y. La TAD face au professeur de mathématiques, Toulouse, 29 avril 2009. Disponivel em: <http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/IMG/pdf/La_TAD_face_au_professeur_de_mathematiques.pdf>. Acesso em: 19 maio 2017. Communication au Séminaire DiDiST.

CHEVALLARD, Y. Improvisaciones cruzadas sobre lo didáctico, lo antropológico y el oficio de investigador en TAD, 2011. Disponivel em: <http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/article.php3?id_article=201>. Acesso em: 19 Março 2017.

CHEVALLARD, Y. Didactique Fondamentale - Module 1 : Leçons de didactique. Curso dado a universidade de Provence, 2011b. Disponivel em: <http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/IMG/pdf/DFM_2011-2012_Module_1_LD_.pdf>. Acesso em: 19 março 2017.

CHEVALLARD, Y. La TAD et son devenir : rappels, reprises, avancées. In: GISÈLE, C., et al. Évolutions contemporaines du rapport aux mathématiques et aux autres savoirs à l’école et dans la société. Toulouse: https://citad4.sciencesconf.org, 2014. p. 27-65.

CHEVALLARD, Y.; WOZNIAK, F. Un cas d’infrastructure manquante: statistique et probabilités en classe de troisième. In: BOSCH, M., et al. Un panorama de la TAD. Barcelona: CRM, 2011. p. 831-853.

COUTINHO, C. Q. S. Introduction aux situations aléatoires dès le Collège: de la modélisation à la simulation d'expériences de Bernoulli dans l'environnement informatique Cabri-géomètre II. Thèse de Doctorat en la Université Joseph Fourier - Grenoble I. Grenoble, p. 338. 2001.

CROSET, M. C.; CHAACHOUA, H. Une réponse à la prise en compte de l’apprenant dans la TAD : la praxéologie personnelle. Recherches en Didactique des Mathématiques, Grenoble, v. 2, n. 36, 2016.

DOUGLAS, M. Como as instituições pensam. Tradução de Carlos Eugênio Marcondes de Moura. 1ª - 1ª reimpressão. ed. São Paulo: Editora USP, 2007. (Obra original de 1986).

FESTINGER, L. Theory of Cognitive Dissonance. Stanford: Stanford University Press, 1957.

FLECK, L. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.

GASCÓN, J. Evolución de la didáctica de las matemáticas como disciplina científica. Recherches en Didactique des Mathématiques, 18, n. 1, 1998. 7-33.

GODINO, J.; D´AMORE, B. El enfoque ontosemiótico como um desarrollo de la teoria antropológica en didáctica de la matemática. RELIME, v. 10, Julio 2007.

KAHNEMAN, D. Rápido e devagar: duas formas de pensar. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

LAVE, J. Cognition in practice: mind, mathematics, and culture in everyday life. Cambridge: CU Press., 1988.

LAVE, J. Selvajaria da mente domesticada. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, v. 46, p. 109-134, Outubro 1996.

LAVE, J. Teaching, as learning, as practice. Mind, Culture and Activity, v. 3, n. 3, p. 149-164, 1996a.

LAVE, J. Aprendizagem como/na prática. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 21, n. 44, p. 37-47, dez 2015.

LAVE, J.; WENGEL, E. Situated learning: legitimate peripheral participation. Cambridge: CU Press, 1991.

LUCAS, C. O. et al. Aspetos da rigidez e atomização da matemática escolar nos sistemas de ensino de Portugal e da Espanha: análise de um questionário. Educação Matemática e Pesquisa, São Paulo, 16, n. 1, 2014. 1-24.

MATOS, J. F. L. Aprendizagem e prática social: contributos para construção de ferramentas de análise da aprendizagem matemática escolar, 1999. Disponivel em: <http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jfmatos/mestrados/Matos_1999.pdf>. Acesso em: 13 outubro 2017.

MAUSS, M. As técnicas do corpo. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Cosacnaify, 2003. 399-422 p. (Obra original de 1935).

MOURA, G. M. M.; SAMÁ, S. Ilusão da equiprobabilidade, aleatoriedade e convergência nos processos cognitivos envolvidos no raciocínio probabilístico. VIDYA, Santa Maria, v. 36, n. 2, p. 523-538, 2016.

SARRAZY, B. Questions à la théorie anthropologique du didactique du point de vue de la théorie des sistuations et de l´anthropologie wittgensteinienne. In: RUIZ-HIGUERAS, L.; ESTEPA, A.; GARCÍA, F. J. Sociedad, Escuela y Matemáticas. Aportaciones de la teoría antropológica de lo didáctico. Jaén: Servicio de publicaciones de la universidad de Jaén, 2006. p. 159-175.

SIERPINSKA, A. Interaction des perspectives épistémologique, cognitive et didactique. In: LEMOYNE, G.; CONNE, F. Le cognitif en Didactique des Mathámatiques. Montreal: Les Presses de l'Université de Montréal, 1999. p. 151-176.

Downloads

Publicado

2019-01-31

Como Citar

CAVALCANTE, J. L.; BRITO LIMA, A. P. A.; ANDRADE, V. L. V. X. de. A dimensão cognitiva na Teoria Antropológica do Didático: proposição de um modelo para investigação da cognição como fenômeno situado &lt;br&gt; The cognitive dimension in the Anthropological Theory of the Didactic: proposition of a model for the investigation of cognition as a situated phenomenon. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 20, n. 3, 2019. DOI: 10.23925/1983-3156.2018v20i3p188-212. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/39997. Acesso em: 11 nov. 2024.

Edição

Seção

Finalizada - Número Temático - TAD - Volume 20 -3 (2018)