A dimensão cognitiva na Teoria Antropológica do Didático: proposição de um modelo para investigação da cognição como fenômeno situado <br> The cognitive dimension in the Anthropological Theory of the Didactic: proposition of a model for the investigation of cognition as a situated phenomenon

Autores

  • José Luiz Cavalcante Universidade Estadual da Paraíba
  • Anna Paula Avelar Brito Lima PPGEC - UFRPE
  • Vladimir Lira Veras Xavier de Andrade PPGEC-UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i3p188-212

Palavras-chave:

TAD, Dimensão cognitiva, Aprendizagem situada, Sujeito psicológico

Resumo

O presente artigo se constitui como um ensaio onde nos propomos a apresentar e discutir um modelo para investigação de fenômenos ligados à dimensão cognitiva a partir da teoria antropológica do didático (TAD). O modelo é um dos principais resultados da tese de doutoramento do primeiro autor. Em sua tese ele se propôs a caracterizar o lugar do sujeito psicológico na TAD. De natureza teórica-empírica, o estudo assume a cognição como um fenômeno situado no contexto institucional e analisa o funcionamento do sistema didático no ensino de probabilidade na licenciatura em Matemática. A análise do sistema didático culminou com a proposição de um modelo de investigação que é organizado em três níveis: 1. Dimensão institucional que remete ao contexto das instituições; 2. Dimensão do funcionamento do sistema didático que está ligado as práticas em torno das atividades matemáticas; e 3. Dimensão pessoal que remete a participação e engajamento dos sujeitos no sistema didático. Para apresentar o modelo, inicialmente, retomamos elementos teóricos da antropologia social para argumentar em favor da cognição como fenômeno situado no contexto institucional. Em seguida caracterizamos o lugar do sujeito psicológico na TAD e fazemos a proposição de um modelo para analisar fenômenos e aspectos ligados a dimensão cognitiva a partir da abordagem antropológica do didático. <br>

This paper constitutes an essay in which we propose to present and discuss a model for the investigation of phenomena related to the cognitive dimension from the anthropological theory of the didactic (ATD). This model is one of the main results of the doctoral thesis of the first author. In his thesis he set out to characterize the place of the psychological subject in ATD. Of theoretical-empirical nature, this study assumes cognition as a phenomenon located in the institutional context and analyzes the functioning of the didactic system in the teaching of probability in the degree in Mathematics. The analysis of the didactic system culminated in the proposition of an investigation model which is organized in three levels: 1. Institutional dimension that reinforces the context of institutions; 2. Dimension of the didactic system functioning that is linked to the practices related to mathematical activities; and 3. Personal dimension, that refers to the participation and engagement of the subjects in the didactic system. In order to present the model, we initially retake theoretical elements of social anthropology to argue for cognition as a phenomenon situated in the institutional context. Then, we characterize the place of the psychological subject in ATD and we propose a model to analyze phenomena and aspects related to the cognitive dimension from the anthropological approach of the didactic.


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Biografia do Autor

José Luiz Cavalcante, Universidade Estadual da Paraíba

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pelo PPGEC-UFRPE. Professor na Licenciatura em Matemática no Centro de Ciências humanas e extas da Universidade Estadual da Paraíba. Foi professor da Educação Básica por mais 10 anos. Atualmente pesquisa sobre fenômenos didáticos envolvendo a cognição à luz da Teoria Antropologica do Didático.

Anna Paula Avelar Brito Lima, PPGEC - UFRPE

Docente do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFRPE.

Vladimir Lira Veras Xavier de Andrade, PPGEC-UFRPE

Docente do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFRPE.

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Publicado

2019-01-31

Como Citar

CAVALCANTE, J. L.; BRITO LIMA, A. P. A.; ANDRADE, V. L. V. X. de. A dimensão cognitiva na Teoria Antropológica do Didático: proposição de um modelo para investigação da cognição como fenômeno situado &lt;br&gt; The cognitive dimension in the Anthropological Theory of the Didactic: proposition of a model for the investigation of cognition as a situated phenomenon. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 20, n. 3, 2019. DOI: 10.23925/1983-3156.2018v20i3p188-212. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/39997. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Finalizada - Número Temático - TAD - Volume 20 -3 (2018)