Insucesso escolar: formação de professores de matemática em questão<br>School failure: Mathematics teachers training in question
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i1p276-294Palavras-chave:
Insucesso escolar, Formação de professores, Educação Matemática.Resumo
O artigo discorre sobre a contribuição da formação diante do insucesso escolar na disciplina de matemática. A questão de pesquisa foi: em que medida a formação de professores de matemática interfere diante do insucesso escolar? A pesquisa buscou situar a contribuição da formação de professores de matemática diante do insucesso escolar. Foram entrevistados 26 professores da Província de Cabo Delgado, Moçambique. O estudo obedeceu a abordagem qualitativa. Os resultados apontam que cerca de 4 em cada 5 professores afirmaram que a formação de professores contribuiu positivamente para construir bases para lidar com insucesso escolar na disciplina de matemática. Assim, concluímos que há uma aproximação entre a formação de professores em matemática e o grau de contribuição para lidar com o insucesso.
The article discusses the contribution of teachers training before school failure in mathematics. The research question was: to what extent does the training of mathematics teachers interfere in the face of school failure? The research sought to situate the contribution of mathematics teachers training in the face of school failure. Twenty-six teachers of mathematics from Cabo Delgado Province, Mozambique, were interviewed. The study followed a qualitative approach. The results shows that about 4 out of 5 teachers stated that teacher training contributed positively to build foundations for dealing with school failure in the math discipline. Thus, we conclude that there is an approximation between teachers training in mathematics and degree of contribution to addressing school failure.
Metrics
Referências
ALMEIDA, M. M. R. Insucesso na matemática: As Percepções dos Alunos e As Percepções dos Professores. Dissertação apresentada na Universidade Portucalense Infante D. Henrique para obtenção do grau de Mestre em Supervisão e Coordenação da Educação. Universidade Portucalense. Portugal, 2011. Acesso ao 17 de julho de 2018. Disponível em http://repositorio.uportu.pt/bitstream/11328/176/2/TME%20441.pdf
CHAMUITA, J; DEIXA, G.V. Percepções de professores de Matemática sobre estratégias da avaliação em turmas numerosas. Revista de Estudos da Educação Vol.01, no 26. Moçambique, 2016
CRESWELL, J. W. Educational research: planning, conducting, and evaluating quantitative and qualitative research. 4th ed, Pearson. 2012.
EURYDICE. A Luta Contra o Insucesso Escolar: Um Desafio Para a Construção Europeia (Araújo, Simone, Trad.). Lisboa: Departamento de Programação e Gestão Financeira do Ministério da Educação e do Programa Educação para Todos. 1995.
FONSECA, V. Insucesso escolar – Abordagem psicopedagógica das dificuldades de aprendizagem. Lisboa: Âncora Editora. 1999.
MARTINS, A. Insucesso Escolar e Apoio Educativo. In Martins, António & Cabrita, Isabel. A Problemática do Insucesso Escolar. (pp. 9-25) Aveiro: Universidade de Aveiro. 1993.
MENDONÇA, A. M. F. A problemática do insucesso escolar: a escolaridade obrigatória no Arquipélago da Madeira em finais do século XX (1994 – 2000). Tese para a obtenção do grau de doutor em sociologia da educação apresentada à Universidade da Madeira. Universidade da Madeira. Portugal, 2006. Acesso aos 13 de Janeiro de 2019. Disponível em https://www3.uma.pt/alicemendonca/conteudo/publica/Tese.pdf
PEREIRA, E. M. C. Insucesso escolar a matemática: Realidade ou mito? Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Supervisão Pedagógica. Universidade da Beira Interior. Portugal, 2010. Acesso aos 15 de Fevereiro de 2019. Disponível em https://ubibliorum.ubi.pt/bitstream/10400.6/2541/1/Tese.pdf
VEIGA, L. E. M. Formación de profesores de matemáticas y el fracaso escolar en la disciplina de matemáticas. Tesis doctoral presentada ao innovación en formación de profesorado, asesoramiento, análisis de la práctica educativa y tic en educación. Universidad de Extremadura. Cabo Verde, 2017. Acesso aos 10 de Janeiro de 2019. Disponivel em https://pdfs.semanticscholar.org/3f25/2367010c559d9836d3ab396efd9b68775145.pdf?_ga=2.91247001.2070658363.1565768323-1918248042.1565768323
VIVEIROS, J. M. T. N. O insucesso a matemática na transição para o 10o ano: um estudo centrado nos percursos de ensino e de aprendizagem em contexto escolar. Tese apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, para obtenção do grau de Doutor em Ciências da Educação. Universidade do Porto. Portugal, 2012. Acesso aos 13 de fevereiro de 2019. Disponivel em https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/83249/2/124721.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).