A prática do professor no ensino de álgebra e os Registros de Representação Semiótica<br>Teacher practice in teaching algebra and the Semiotic Representation Records
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019vol21i3p272-295Palavras-chave:
Ensino de álgebra, Registro de Representação Semiótica, Professor de Matemática.Resumo
O texto apresenta o recorte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida com cinco professores do 8° ano envolvidos no ensino de álgebra. O referencial teórico e metodológico apoia-se na Teoria dos Registros de Representação Semiótica. A pesquisa buscou responder “que atividades os professores propõem para o ensino da Álgebra?”, De cunho qualitativo, teve como objetivo compreender o(s) modo(s) como o professor mobiliza os conteúdos algébricos em aulas de matemática. Sinalizamos que, apesar do destaque dado ao tratamento algébrico, dos registros de representação utilizados, produzidos e elaborados pelos professores cabe destacar que: existe um esforço por parte dos professores em minimizar as dificuldades dos alunos, para isso fazem analogias, em que se sobressaem a representação numérica.
The text presents the clipping of a master's research developed with five 8th grade teachers involved in the teaching of algebra. The theoretical and methodological framework is based on the Theory of Semiotic Representation Records. The survey sought to answer “what activities do teachers propose for the teaching of algebra?”. Of qualitative nature, it aimed to understand the way the teacher mobilizes the algebraic contents in math classes. We point out that, despite the emphasis given to the algebraic treatment, the representation records used, produced and elaborated by the teachers, it is worth mentioning that: there is an effort on the part of the teachers to minimize the students' difficulties, they make analogy, in which the numeric representation stands out.
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