As ajudas como estratégias de professores em duas tradições do ensino de matemática<br>Aid as teachers' strategies in two traditions of mathematics teaching
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p709-719Palavras-chave:
Ajudas, Tradições no ensino de matemática, Estratégias de ensino, Pedagogia do erroResumo
A partir do reconhecimento de duas tradições no ensino de matemática, -o clássico discreto e o construtivista holístico-, o estudo teve como objetivo identificar as ajudas oferecidas por professores e futuros professores de matemática do ensino médio na Cidade do México como estratégias de ensino quando eles oferecem problemas para aprender matemática. Por meio de um desenho de pesquisa-ação, e com uma perspectiva reflexiva no modelo de treinamento, foram utilizadas observações e entrevistas dos professores para identificar o significado de suas ajudas, tanto espontâneas quanto planejadas. A ajuda é analisada em ambas tradições, na organização curricular, na pedagogia do erro e na visualização das relações matemáticas. Conclui-se sobre a necessidade de identificar as condições em que as ajudas ocorrem, o impacto que exercem sobre o conteúdo matemático da escola, e as implicações no estudo da matemática em sala de aula.
Metrics
Referências
AVALOS-ROGEL, A. Ámbitos y dominios de validación del conocimiento matemático escolar durante las prácticas de los estudiantes para profesor de secundaria. Proceedings of the First Meeting between the National Pedagogic University (Mexico) and the Faculty of Education of the University of Calgary (Canada). UPN – University of Calgary, 2013.
AVILA, A. La reforma realizada. La resolución de problemas como vía del aprendizaje en nuestras escuelas. México: SEP, 2004.
BALL, D.; FORZANI, F. The work of teaching and the challenge for teaching education. In. Journal of teacher education. 60 (5), 497 – 511. 2009
BLOCK, D., RESENDIZ, L. y RAMÍREZ, M. Las ayudas personalizadas como recurso de enseñanza de las matemáticas en un aula multigrado: Un estudio de caso. In. Revista Mexicana de Investigación Educativa. vol.20 No.66 México jul./sep. 2015.
BROUSSEAU, G. Iniciación al estudio de las situaciones didácticas. Buenos Aires: Libros del Zorzal, 2011.
POLYA, G. Cómo plantear y resolver problemas. México : Trillas, 1965
ROBERT, A., BRIDOUX, S., GRENIER, N., HACHE, C. Les moments d'exposition des connaissances en mathématiques, analyses et exemples, In. Annales de didactiques et de sciences cognitives, 21, 2016, 187-233.
SOSA, L. FLORES-MEDRANO, E. CARRILLO, J. Conocimiento de la enseñanza de las matemáticas del profesor cuando ejemplifica y ayuda en clase de álgebra lineal. In. Revista Educación Matemática, Vol. 28, No. 2, agosto de 2016.
SENSÉVY, G. Le sens du savoir. Éléments pour une théorie de l'action conjointe en didactique. Louvain-la-Neuve: De Boeck Supérieur, 2011.
ZAMORANO, A. Las prácticas de la enseñanza de las matemáticas a través de las situaciones de contingencia. (Tese de doutorado). Universidad Autónoma de Barcelona
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).