As ajudas como estratégias de professores em duas tradições do ensino de matemática<br>Aid as teachers' strategies in two traditions of mathematics teaching

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p709-719

Palavras-chave:

Ajudas, Tradições no ensino de matemática, Estratégias de ensino, Pedagogia do erro

Resumo

A partir do reconhecimento de duas tradições no ensino de matemática, -o clássico discreto e o construtivista holístico-, o estudo teve como objetivo identificar as ajudas oferecidas por professores e futuros professores de matemática do ensino médio na Cidade do México como estratégias de ensino quando eles oferecem problemas para aprender matemática. Por meio de um desenho de pesquisa-ação, e com uma perspectiva reflexiva no modelo de treinamento, foram utilizadas observações e entrevistas dos professores para identificar o significado de suas ajudas, tanto espontâneas quanto planejadas. A ajuda é analisada em ambas tradições, na organização curricular, na pedagogia do erro e na visualização das relações matemáticas. Conclui-se sobre a necessidade de identificar as condições em que as ajudas ocorrem, o impacto que exercem sobre o conteúdo matemático da escola, e as implicações no estudo da matemática em sala de aula.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alejandra Avalos-Rogel, ESCUELA NORMAL SUPERIOR DE MÉXICO

Doutor em Educação pela Universidade da Espanha México.

Mestre em Ciências na Especialidade de Pesquisa Educacional no Departamento de Pesquisa Educacional (DIE) do Centro de Pesquisa e Estudos Avançados (CINVESTAV) do Instituto Politécnico Nacional.

 Chefe do Departamento de Pesquisa e Experimentação Educacional da Escuela Normal Superior do México. .

Coordenador dos cursos de Matemática e Educação Matemática no Bacharelado em Ensino Médio, e nas disciplinas de Metodologia e Análise de Pesquisa e reflexão da prática no curso de pós-graduação.

Ele desenvolve linhas de pesquisa em Educação Matemática, Didática da Ciência, Treinamento de Professores e Gestão Escolar, cujos produtos foram publicados em capítulos de livros.

Coordenador do grupo de pesquisa: Ciência, tecnologia e sociedade no ensino obrigatório e na formação de professores.

Coordenador acadêmico da rede de pesquisadores da região central do México.

Referências

AVALOS-ROGEL, A. Ámbitos y dominios de validación del conocimiento matemático escolar durante las prácticas de los estudiantes para profesor de secundaria. Proceedings of the First Meeting between the National Pedagogic University (Mexico) and the Faculty of Education of the University of Calgary (Canada). UPN – University of Calgary, 2013.

AVILA, A. La reforma realizada. La resolución de problemas como vía del aprendizaje en nuestras escuelas. México: SEP, 2004.

BALL, D.; FORZANI, F. The work of teaching and the challenge for teaching education. In. Journal of teacher education. 60 (5), 497 – 511. 2009

BLOCK, D., RESENDIZ, L. y RAMÍREZ, M. Las ayudas personalizadas como recurso de enseñanza de las matemáticas en un aula multigrado: Un estudio de caso. In. Revista Mexicana de Investigación Educativa. vol.20 No.66 México jul./sep. 2015.

BROUSSEAU, G. Iniciación al estudio de las situaciones didácticas. Buenos Aires: Libros del Zorzal, 2011.

POLYA, G. Cómo plantear y resolver problemas. México : Trillas, 1965

ROBERT, A., BRIDOUX, S., GRENIER, N., HACHE, C. Les moments d'exposition des connaissances en mathématiques, analyses et exemples, In. Annales de didactiques et de sciences cognitives, 21, 2016, 187-233.

SOSA, L. FLORES-MEDRANO, E. CARRILLO, J. Conocimiento de la enseñanza de las matemáticas del profesor cuando ejemplifica y ayuda en clase de álgebra lineal. In. Revista Educación Matemática, Vol. 28, No. 2, agosto de 2016.

SENSÉVY, G. Le sens du savoir. Éléments pour une théorie de l'action conjointe en didactique. Louvain-la-Neuve: De Boeck Supérieur, 2011.

ZAMORANO, A. Las prácticas de la enseñanza de las matemáticas a través de las situaciones de contingencia. (Tese de doutorado). Universidad Autónoma de Barcelona

Downloads

Publicado

2019-11-06

Edição

Seção

Finalizada - LADIMA 2018 - Número especial - A Didática da Matemática, formação de professores e práticas docentes.