O processo de inclusão e o autismo temático institucional<br>The process of the inclusion and the institutional thematic autism

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p99-109

Palavras-chave:

Educação Matemática. Inclusão. Autismo. Teoria Antropológica do Didático.

Resumo

O processo de inclusão nas escolas requer um novo trabalho ao professor da turma e uma nova especialização, para que aluno tenha as condições específicas de realizar determinadas tarefas fundamentadas nas suas habilidades e competências. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é discutir as características do trabalho matemático que se constituem nas instituições durante o processo de inclusão de alunos com TEA. Para atingir esse objetivo, a metodologia utilizada foi de cunho qualitativo com a realização de pesquisas bibliográficas desenvolvidas a partir de materiais já elaborados e, principalmente, de livros e artigos científicos que permitirão fazer análises de práticas inclusivas realizadas numa pesquisa cooperativa em andamento entre duas Universidades do Estado do Paraná e de Santa Catarina - Brasil. A teoria utilizada foi Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Chevallard que permitiu analisar o trabalho matemático nesse processo de inclusão. Concluímos que nem todos os déficits tanto institucional quanto da pessoa com TEA não devem ser compensados, pois as particularidades de processamento especializado e em detalhes é o que garante a diferença de ser, onde surgem muitos talentos e habilidades especiais.

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Biografia do Autor

Frizzarini Teresinha Frizzarini, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Joinville.

Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática.

Professora do Departamento de Matemática da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Joinville e do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias PPGECMT - UDESC, Joinville.

Currículo Lattes:

 http://lattes.cnpq.br/1570165502215428

Claudete Cargnin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Campo Mourão.

Professora doutora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Campo Mourão e do programa de mestrado profissional em Encino da Matemática da UTFPR, Londrina/Cornélio Procópio.

 

Currículo lattes:

http://lattes.cnpq.br/5336055654190666

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Publicado

2019-11-06

Como Citar

FRIZZARINI, F. T.; CARGNIN, C. O processo de inclusão e o autismo temático institucional&lt;br&gt;The process of the inclusion and the institutional thematic autism. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 21, n. 5, 2019. DOI: 10.23925/1983-3156.2019v21i5p99-109. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/45612. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Finalizada - LADIMA 2018 - Número especial - A Didática da Matemática, formação de professores e práticas docentes.