Análise praxeológica das situações-problema propostas em um livro infantil<br>Pragmatic analysis of the problem situations proposed in a children's book

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p577-588

Palavras-chave:

Livro Infantil, Matemática, TAD.

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar os tipos de tarefas existentes em um livro infantil que compõe os Acervos Complementares de 2010. Na obra, são propostas situações-problema com ilustrações de cenas e personagens variadas. Os livros dos Acervos Complementares são destinados aos dois primeiros anos do ciclo de alfabetização do Ensino Fundamental de nove anos. Este estudo caracteriza-se como uma análise documental, onde os documentos estudados foram a obra “Histórias de Contar” e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática. Os dados foram analisados à luz da Teoria Antropológica do Didático e os resultados apontaram sete tipos de tarefas distintas em um conjunto de onze situações-problema mencionadas no livro, sendo mais recorrentes os modelos direcionados a contar quantidades, retirar quantidades de um total e multiplicar quantidades. Ademais, constatamos, a partir da análise do documento curricular, que os tipos de tarefas abordados na obra estão alinhados com o nível de escolarização e com as expectativas dos Acervos Complementares.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Evanilson Landim, UPE

Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina

Referências

ALMOULOUD, S. A. Fundamentos da didática da matemática. Curitiba: Ed. UFPR, 2007.

ARAUJO, A. J. O Ensino de Álgebra no Brasil e na França: estudo sobre o ensino de equação do 1º grau à luz da teoria antropológica do didático. 292f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2009.

BITTAR, M. A Teoria Antropológica do Didático como ferramenta metodológica para análise de livros didáticos. Zetetike, [s.l.], v. 25, n. 3, p.364-387, 27 dez. 2017. Universidade Estadual de Campinas. http://dx.doi.org/10.20396/zet.v25i3.8648640.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Matemática Vol. 3 – 3 ed. Brasília, 2001.

_______. Lei nº 11.274, de 06 de fevereiro de 2006. Altera a redação dos Arts. 29, 30, 32 e 87 da Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o Ensino Fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de idade. Brasília, 06 fev. 2006.

_______. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Básica. Acervos Complementares: as áreas do conhecimento nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental. Brasília, 2009.

_______. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Básica. Acervos Complementares: alfabetização e letramento nas diferentes áreas de conhecimento. Brasília, 2012.

______. Ministério da Educação. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: caderno 4 – alfabetização matemática. Brasília, 2014

LIMA, A. P. M. Acervos Complementares do PNLD 2010: um estudo sobre a relação entre matemática e gêneros textuais. 166f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.

MAIA, M. G. B. Alfabetização Matemática: aspectos concernentes ao processo na perspectiva de publicações brasileira. 267f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) Programa de Pós-graduação em Educação Matemática. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, SP, 2013.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 297 p.

PAIS, L. C. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. ed. 3. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

PEROVANO, A. P. Histórias de Contar. São Paulo: Ed. Globo, 2008.

Downloads

Publicado

2019-11-06

Como Citar

LIMA, A. P. M. de; LANDIM, E. Análise praxeológica das situações-problema propostas em um livro infantil&lt;br&gt;Pragmatic analysis of the problem situations proposed in a children’s book. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 21, n. 5, 2019. DOI: 10.23925/1983-3156.2019v21i5p577-588. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/45617. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Finalizada - LADIMA 2018 - Número especial - A Didática da Matemática, formação de professores e práticas docentes.