Developing competencies to teach functions with GeoGebra from a holistic approach: a case study with prospective teachers.

Autores

  • Inés Mª Gómez-Chacón Facultad de Ciencias Matemáticas Universidad Complutense de Madrid
  • Nuria Joglar Prieto Universidad Complutense de Madrid, Campus Aranjuez

Palavras-chave:

Mathematics Teacher Instruction (Higher Education), Mathematics Education and Dynamic Geometry software, Competency-based learning, Design-Based Research, Students’ attitudes towards technology.

Resumo

Resumo A integração da tecnologia nas aulas de Matemática é uma questão complexa que tem de ser abordada numa perspectiva holística que leva em conta as diferentes componentes inter-relacionadas. Neste artigo, propomos o estudo do desenvolvimento de quatro componentes (cognitivo, didático, técnico e afetivo), e de suas interações, trabalhando com vários grupos de futuros professores durante dois anos e a realização de um estudo de caso com os alunos selecionados para análises mais profundas. A estratégia de pesquisa se enquadra dentro de um Design Based Research (DBR). Como parte da metodologia utilizada na formação de professores pré-serviço, multimídia cenários de aprendizagem para ajudar os formandos a aprender a ensinar funções exponenciais e logarítmicas com GeoGebra são desenvolvidas e implementadas. Palavras-chave: Instrução de Professores de Matemática (Ensino Superior), Ensino de funções exponenciais e logarítmicas utilizando softwares de Geometria Dinâmica, Aprendizagem baseada em competências. Abstract Integrating technology into Math lessons is a complex issue that has to be addressed from a holistic viewpoint that takes into account different interrelated components. In this article, we propose the study of the development of four components (cognitive, didactic, technical and affective), and of their interactions, working with several groups of prospective teachers during 2 years and conducting a case study with selected students for deeper analyses. The research strategy is framed inside a Design- Based Research (DBR). As part of the methodology used in the pre-service teacher training, multimedia learning scenarios to help the trainees learn how to teach exponential and logarithmic functions with GeoGebra are developed and implemented.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nuria Joglar Prieto, Universidad Complutense de Madrid, Campus Aranjuez

Prof. of Ingeniería Técnica en Informática de Sistemas

Downloads

Publicado

2011-02-08

Edição

Seção

Artigos