Developing competencies to teach functions with GeoGebra from a holistic approach: a case study with prospective teachers.
Palavras-chave:
Mathematics Teacher Instruction (Higher Education), Mathematics Education and Dynamic Geometry software, Competency-based learning, Design-Based Research, Students’ attitudes towards technology.Resumo
Resumo A integração da tecnologia nas aulas de Matemática é uma questão complexa que tem de ser abordada numa perspectiva holística que leva em conta as diferentes componentes inter-relacionadas. Neste artigo, propomos o estudo do desenvolvimento de quatro componentes (cognitivo, didático, técnico e afetivo), e de suas interações, trabalhando com vários grupos de futuros professores durante dois anos e a realização de um estudo de caso com os alunos selecionados para análises mais profundas. A estratégia de pesquisa se enquadra dentro de um Design Based Research (DBR). Como parte da metodologia utilizada na formação de professores pré-serviço, multimídia cenários de aprendizagem para ajudar os formandos a aprender a ensinar funções exponenciais e logarítmicas com GeoGebra são desenvolvidas e implementadas. Palavras-chave: Instrução de Professores de Matemática (Ensino Superior), Ensino de funções exponenciais e logarítmicas utilizando softwares de Geometria Dinâmica, Aprendizagem baseada em competências. Abstract Integrating technology into Math lessons is a complex issue that has to be addressed from a holistic viewpoint that takes into account different interrelated components. In this article, we propose the study of the development of four components (cognitive, didactic, technical and affective), and of their interactions, working with several groups of prospective teachers during 2 years and conducting a case study with selected students for deeper analyses. The research strategy is framed inside a Design- Based Research (DBR). As part of the methodology used in the pre-service teacher training, multimedia learning scenarios to help the trainees learn how to teach exponential and logarithmic functions with GeoGebra are developed and implemented.Metrics
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2011-02-08
Como Citar
GÓMEZ-CHACÓN, I. M.; PRIETO, N. J. Developing competencies to teach functions with GeoGebra from a holistic approach: a case study with prospective teachers. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 12, n. 3, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/4644. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).