Un milieu graphique pour l’apprentissage de la notion de fonction au lycee.
Palavras-chave:
Função, meio gráfico, propriedades das funções, operações entre as funções.Resumo
Após um breve histórico do ensino da noção de função desde os anos 70, eu analiso os fatores que levam a privilegiar um meio gráfico para trabalhar as funções como objetos matemáticos e validar suas propriedades. Essa operacionalização do gráfico visa recuperar seu aspecto procedimental e, além disso, fornece um meio suscetível para trabalhar enunciados sobre as funções e para entrosar com os modos de validação formais que serão introduzidos no início do ensino superior. Résumé Après un bref historique de l’enseignement de la notion de fonction depuis les années soixante-dix, j’analyse les contraintes qui conduisent à privilégier un milieu graphique pour travailler les fonctions comme objets mathématiques, et valider leurs propriétés. Cette opérationnalisation du graphique vise à récupérer son aspect procédural, et au-delà, fournit un milieu susceptible de travailler des énoncés sur les fonctions, et de faire le lien avec des modes de validation formels qui seront introduits au début du cursus dans l’enseignement supérieur. Mots-clés: Fonctions; milieu graphique; propriétés des fonctions; opérations sur les fonctions.Metrics
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2011-01-02
Como Citar
BLOCH, I. Un milieu graphique pour l’apprentissage de la notion de fonction au lycee. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 7, n. 1, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/4693. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).