Um Estudo com Bolsistas do PIBID Sobre Concepções de Formação Docente<br>A Study with Scholars of PIBID on Conceptions of Teacher Training

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i1p496-520

Palavras-chave:

Educação, Política Educacional, Formação de Professores, PIBID, Análise de Similaridades

Resumo

O presente artigo é um recorte da pesquisa de doutorado que focou o processo de formação de professores no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de uma Universidade Federal. Os dados coletados por meio de questionário aplicado a alunos da Licenciatura foram analisados a partir do método de análise de similaridade utilizando o software CHIC. Participaram 38 discentes da Universidade. Como conclusão, é possível inferir que o PIBID de Matemática promoveu a articulação e a aproximação entre escola básica e Universidade inserindo os licenciandos no contexto escolar. Observou-se também a formação continuada de professores da universidade e da escola básica por meio da relação dialética entre teoria e prática.

This article is an extract of doctoral research that focused on the process of training of teachers in the Institutional Program of Scholarships of Initiation to Teaching (PIBID) of the Fluminense Federal University (UFF). The data collected by means of a questionnaire applied to students of degree were analyzed by the method of similarity analysis using the software CHIC. Attended the university 38 students. As a conclusion, it is possible to infer that the PIBID Mathematics promoted the articulation and the rapprochement between basic school and university entering the licensees in the school context. It has also been observed the continuing education of teachers of university and the basic school by means of the dialectic relationship between theory and practice.

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Biografia do Autor

Fabiano dos Santos Souza, Universidade Federal Fluminense Faculdade de Educação Departamento de Educação, Sociedade e Conhecimento

FABIANO SOUZA é Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Professor Adjunto I da Universidade Federal Fluminense - UFF. Atualmente é Coordenador Adjunto na IES (UFF) do Curso de Especialização em Gestão Escolar (UFF/SEB/MEC/Ead) - Escola de Gestores. É integrante da equipe de professores do Mestrado Acadêmico em Ensino da UFF - INFES e da Especialização em Ensino de Matemática do Instituto de Matemática e Estatística da UFF – IME. Mestre em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em março de 2007. Atua nas áreas de Educação Matemática, Educação Estatística e Políticas Educacionais. Atual membro dos Grupos de Pesquisas: (i) Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Educação – GRUPPE - FEUFF; (ii) Grupo de Pesquisa em Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática - PEAMAT da PUC-SP; (iii) Ensino e Aprendizagem em Matemática e Estatística. Trabalha como membro do Grupo de Trabalho, o GT12 – Ensino de Probabilidade e Estatística - (Educação Estatística), grupo que desenvolve pesquisas sobre Educação Estatística, filiado à Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM. Secretário da SBEM-RJ gestão (2013 - 2015).

Cileda de Queiroz e Silva Coutinho, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matematica pela Pontifíca Universidade Católica de São Paulo (1979), graduação em Bacharelado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e doutorado em Didatica da Matematica - Université Joseph Fourier - Grenoble I (2001). Professora assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática e no curso de Licenciatura em Matemática, modalidade a distância. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, educação estatística e financeira, formação de professores. livro didático. Participa (vice-coordenadora) do grupo de pesquisa Pea-mat, coordenado pelo prof. Dr. Saddo Ag Almouloud, no qual se desenvolve, atualmente, projeto de pesquisa em parceria com o grupo DIMAT, da PUC-Peru. O campo de pesquisa no qual se inserem os trabalhos orientados é o da Educação Estatística e Educação Financeira, tratando da formação de professores, da análise de materiais didáticos (particularmente livros didáticos), elaboração e validação de situações de aprendizagem, diagnóstico de concepções de alunos e professores, entre outros. Coordenadora do GT12-Ensino de Probabilidade e Estatística, pertencente à Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, no período 2009-2012, permanecendo atualmente como pesquisadora e colaboradora.

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Publicado

2019-04-29

Como Citar

SOUZA, F. dos S.; COUTINHO, C. de Q. e S. Um Estudo com Bolsistas do PIBID Sobre Concepções de Formação Docente&lt;br&gt;A Study with Scholars of PIBID on Conceptions of Teacher Training. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 21, n. 1, 2019. DOI: 10.23925/1983-3156.2019v21i1p496-520. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/39441. Acesso em: 22 dez. 2024.

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Artigos