Analyses de situations didactiques
Resumo
Resumé Le concept d’analyse théorique fait partie de la méthodologie des recherches en Didactique des Mathématiques. Mais il n y a pas généralement de définition standart pour ce concept. L’objectif de cet article est d’en proposer une et de proposer un canevas pour présenter une analyse théorique. L’article propose ensuite des exemples d’analyses de problèmes de rallye mathématique mettant en jeu le concept de fonction. Mots-clé: Analyse théorique; Méthologie de recherche; Didactique des Mathématiques; Analyse de problèmes. Resumo O conceito de análise teórica faz parte da metodologia de pesquisa em Didática da Matemática. Mas, não há, geralmente, uma definição-padrão para esse conceito. O objetivo deste artigo é propor uma definição e um roteiro para apresentar uma análise téorica. O artigo propõe, depois, exemplos de análise de problemas de rallye matemático envolvendo o conceito de função. Palavras-chaves: análise téorica; metodologia de pesquisa; didática da Matemática; análise de problemas. Abstract The concept of theoretical analysis is part of the research methodology in Didactics of Mathematics. However, generally speaking, there is no standard definition to the concept. The aim of this paper is to propose such definition and a script to present a theoretical analysis. Furthermore, the paper proposes examples of mathematical rallye problems analysis, related to the concept of function. Key-words: theoretical analysis; research methodology, didactics of mathematics; problems analysis.Metrics
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2008-03-20
Como Citar
HENRY, M.; ALMOULOUD, S. A.; CAMPOS, T. M. M. Analyses de situations didactiques. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 8, n. 1, 2008. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/535. Acesso em: 11 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).