O mapa de questões e respostas como um modelo alternativo de redação de uma tese de doutorado
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i2p188-208Palavras-chave:
Mapa de questões e respostas, Modelo de redação alternativo, Paradigma questionamento do mundo, Modelo epistemológico de referência, Inteiros relativosResumo
Neste artigo apresentamos reflexões sobre desafios enfrentados na utilização de um modelo de redação alternativo em nossa tese de doutorado, mostrando sua pertinência como modelo coerente e insubordinado. O modelo mobilizado foi o mapa de questões e respostas, desenvolvido no âmbito da Teoria Antropológica do Didático. Pelos limites da exposição, apresentamos alguns recortes de nossa investigação, cujo objetivo foi responder a seguinte questão geratriz: Que proposta de ensino para Z é possível construir por meio da interação com um grupo de estudos de professores na perspectiva do Paradigma Questionamento do Mundo (PQM)? A resposta coração foi dividida em duas: uma referente ao grupo de estudos constituído durante a pesquisa, e outra referente aos demais estudos da tese. Construímos um Modelo Epistemológico de Referência (MER) que nos permitiu analisar o Modelo Dominante dos inteiros relativos que, por sua vez, foi complementado com análises dos dados de pesquisa anterior. Mobilizamos aspectos do PQM, mais especificamente, condições e restrições, identificadas a partir de conclusões relativas à formação continuada com o grupo de professores e dos estudos sobre o Percurso de Estudo e Pesquisa, analisados por meio das dialéticas Questão/Resposta, Mídia/Meio e Coletivo/Individual. Essas análises também nos auxiliaram na finalização do Modelo Epistemológico de Referência e na proposta de ensino iniciada juntamente com os integrantes do grupo de estudos.
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