Proposta de um modelo epistemológico de referência expandido para o ensino da matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i1p004-033

Palavras-chave:

Triângulo didático expandido, Arqueescola, Transposição arquididática, Teorema fundamental do cálculo

Resumo

Este artigo de cunho teórico-metodológico, tem por objetivo propor um modelo epistemológico de referência expandido para o ensino de conceitos matemáticos, apoiando-se na teoria antropológica do didático, mais especificamente, nos seguintes constructos teóricos: triângulo didático expandido, arqueescola, transposição arquididática, ponto de fuga das relações pessoais e institucionais. O modelo epistemológico de referência expandido leva em consideração o fato de que o saber decorre de praxeologias de várias culturas, de vários saberes-fazer em diversas instituições, e serve como referência para o estudo de saberes matemáticos na perspectiva do triângulo didático expandido, para que ocorram discussões a respeito da expansão das praxeologias matemáticas e das praxeologias didáticas para instituir uma cultura naquele que ensina e naquele que aprende em cursos de formação de professores. Como exemplo, apresenta-se um modelo de um modelo epistemológico de referência expandido relacionado ao cálculo diferencial e integral e aplicou-se o modelo construído ao teorema fundamental do cálculo, propondo sugestões de possíveis praxeologias matemáticas e praxeologias didáticas, alinhadas ao ponto de fuga do cálculo, ao estudo de problemas que envolvem padrões de movimento e de mudança. Inferimos que o conceito de ponto de fuga evidencia a importância do estreitamento entre as diferentes relações pessoais e institucionais ao saber matemático. Este estreitamente das relações permite incrementar discussões que tornam as instituições espaços de debates, tendo como referência os modelos epistemológicos de referência. Nesta perspectiva, o modelo epistemológico de referência expandido amplia os espaços destas discussões, a partir do triangulo didático expandido, que tem como princípio o paradigma de questionamento do mundo nas instituições de ensino, o qual se dá por meios das relações pessoais e institucionais com o objeto de saber.

Biografia do Autor

Teodora Pinheiro Figueroa, Universidade Tecnológica Federal de Paraná

Doutora em Engenharia mecanica

Saddo Ag Almouloud, PUC-SP

Doutorado em Mathematiques et Applications - Université de Rennes 1 em 1992 - frança. Assistente doutor - pontifícia universidade católica de São Paulo, e assistente doutor da fundação Santo André. Consultor ad hoc da fundação de amparo a pesquisa do estado de são Paulo, da capes, bolsista pesquisador de CNPQ, foi coordenador do programa de estudos pós-graduados em educação matemática da PUC-SP de 2007 à 2009 e de 01/08/2013 a 31/07/2017. Atualmente é vice coordenador do referido programa. Foi coordenador do curso de especialização em educação matemática da PUC-SP de 2006 a 2017. Publicou mais de 50 artigos em periódicos especializados e mais de 83 trabalhos em anais de eventos. Possui 5 capítulos de livros e 12 livros publicados. Possui 1 software e mais de 62 itens de produção técnica. Participou de vários eventos no exterior e mais de 112 no brasil. Orientou mais 77 dissertações de mestrado e teses de doutorado na área de educação matemática entre 1996 e 2016. Participou de mais de 200 bancas de defesa de dissertações e doutorados. Coordenou mais de 5 projetos de pesquisa. Atualmente coordena 2 projetos de pesquisa. Atua na área de educação, com ênfase em educação matemática. É avaliador do prêmio victor civita desde 2013. Em suas atividades profissionais interagiu com mais 70 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos. Em seu currículo lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: ensino-aprendizagem, geometria, educação matemática, matemática, demonstração, ensino básico, formação de professores, geometria dinâmica, TIC.

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Thomas G. (2005). Cálculo, vol1, São Paulo: Addison Wesley.

Publicado

2025-04-30

Como Citar

Figueroa, T. P., & Almouloud, S. A. (2025). Proposta de um modelo epistemológico de referência expandido para o ensino da matemática. Educação Matemática Pesquisa Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Educação Matemática, 27(1), 004–033. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i1p004-033