A formação acadêmica-profissional e o desenvolvimento profissional docente
um espaço comum?
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i1p408-429Palavras-chave:
Formação de Professores, Desenvolvimento Profissional Docente, Estágio SupervisionadoResumo
Este trabalho pretende discutir e compreender alguns objetivos do desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática em um ambiente acadêmico-profissional, por meio de uma ação formativa do tipo roda de conversa, envolvendo estudantes da graduação, professor orientador de estágio e professores da Educação Básica. A pesquisa se caracterizou como estudo qualitativo sendo o corpus da pesquisa gravações e transcrições de áudio e diário de bordo do professor pesquisador. Os dados produzidos foram analisados seguindo os princípios da Análise Textual Discursiva, e as discussões ancoradas nos objetivos propostos por Sowder. Os resultados apontam para a necessidade de repensar o modo como as ações formativas vêm sendo desenvolvidas, e para possibilidades de planejar novas ações que busquem o desenvolvimento profissional do professor de matemática, focado nos seus interesses, necessidades, desafios, possibilidades e limitações.
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