A formação acadêmica-profissional e o desenvolvimento profissional docente

um espaço comum?

Autores

  • Alex Sandro gomes Leão Unipampa https://orcid.org/0000-0001-9833-4946
  • Edward Pessano Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
  • Maurício Cendón do Nascimento Ávila Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
  • Francieli Chibiaque Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i1p408-429

Palavras-chave:

Formação de Professores, Desenvolvimento Profissional Docente, Estágio Supervisionado

Resumo

Este trabalho pretende discutir e compreender alguns objetivos do desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática em um ambiente acadêmico-profissional, por meio de uma ação formativa do tipo roda de conversa, envolvendo estudantes da graduação, professor orientador de estágio e professores da Educação Básica. A pesquisa se caracterizou como estudo qualitativo sendo o corpus da pesquisa gravações e transcrições de áudio e diário de bordo do professor pesquisador. Os dados produzidos foram analisados seguindo os princípios da Análise Textual Discursiva, e as discussões ancoradas nos objetivos propostos por Sowder. Os resultados apontam para a necessidade de repensar o modo como as ações formativas vêm sendo desenvolvidas, e para possibilidades de planejar novas ações que busquem o desenvolvimento profissional do professor de matemática, focado nos seus interesses, necessidades, desafios, possibilidades e limitações.

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Biografia do Autor

Alex Sandro gomes Leão, Unipampa

Doutor em Ensino de Ciências

Edward Pessano, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Graduado em Ciências Biológicas pela PUCRS em 2003, Especialista em Educação Ambiental pela FACISA em 2005, Mestre e Doutor em Educação em Ciências pela UFSM, em 2015. Atualmente é Professor na Fundação Universidade Federal do Pampa. Tem formação na área da Educação, Ensino de Ciências, Biologia, Ecologia e Zoologia. Atua principalmente em estudos na área do Ensino de Ciências, Educação Ambiental, Biologia, Zoologia e Ecologia. Na Unipampa é responsável pelo Laboratório de Biologia e Diversidade Animal - LBDA, atuando como líder do Grupo de Pesquisa em Ambiente, Educação, Cienciometria e Ensino de Ciências - ComCiência, e vice-líder no Núcleo de Pesquisas Ictiológicas, Limnológicas e Aquicultura da Bacia do Rio Uruguai (NUPILABRU). É Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde da UNIPAMPA e está como Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Pampa. 

Maurício Cendón do Nascimento Ávila, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Doutorando em Educação em Ciências, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; Mestre em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA em 2020; Especialista em Diversidade e Conservação da Fauna pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS em 2012; Graduado em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS em 2009. Possui formação nas áreas de Biologia, Ecologia, Zoologia e Ensino de Ciências e atua principalmente na linha de pesquisa de processos de ensino-aprendizagem na Escola, na Universidade e no Laboratório.

Francieli Chibiaque, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Pampa campus Uruguaiana. Mestra em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande campus Carreiros e Licenciada em Química pela Universidade Federal do Pampa campus Bagé.

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Publicado

2023-04-29

Como Citar

GOMES LEÃO, A. S.; CASTRO PESSANO, E. F.; CENDÓN DO NASCIMENTO ÁVILA, M. .; MARTINS CHIBIAQUE, F. . A formação acadêmica-profissional e o desenvolvimento profissional docente: um espaço comum?. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 408–429, 2023. DOI: 10.23925/1983-3156.2023v25i1p408-429. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/58564. Acesso em: 19 dez. 2024.