Construção da relação teoria/prática por meio de estratégias para a superação da dicotomia universidade/escola
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i3p026-048Palavras-chave:
Formação inicial de professores, Matemática, Dicotomia universidade/escola, Relação teoria/prática, Políticas educacionaisResumo
Este artigo visa apresentar as práticas realizadas na disciplina de Currículo em Educação Matemática para a inserção dos discentes da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pelotas nas escolas. Para tanto, parte-se é uma síntese histórica das políticas públicas brasileiras e o seu impacto na formação inicial de professores, juntamente com apontamentos acerca do que Nóvoa (2002) designa por dilemas da profissão docente, os quais alicerçaram a ideia de que o adoecimento docente também pode ser considerado um dilema do labor destes profissionais. Desta forma, reservamos um espaço do texto para expor a proposição de que o contexto sociopolítico e econômico e os mecanismos de funcionamento das escolas podem contribuir para o adoecimento dos professores, por intermédio das políticas educacionais, que são elaboradas sob influência dos organismos multilaterais disseminadores do modelo neoliberal. Após, apresentamos um exame das práticas realizadas pelos alunos da Licenciatura em Matemática nas instituições de ensino. Na sequência, expomos nosso entendimento de que a formação inicial docente deve permitir: a construção do conhecimento pedagógico; a compreensão do licenciando de que o seu ofício exige contínuo aperfeiçoamento devido as constantes mudanças sociais, políticas, econômicas, culturais e científicas; e ao desenvolvimento de práticas que proporcionem aos futuros professores interpretar, reinterpretar e sistematizar suas experiências, para a manutenção de um processo contínuo de edificação do seu ser professor.
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