Teoria ator-rede e educação matemática: traduzindo inscrições associadas ao conhecimento matemático para o ensino
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i2p004-030Palavras-chave:
Ensino de matemática, Procedimento de inscrição, Associações, Professores, Rede sociotécnicaResumo
Este ensaio teórico visa analisar como a Teoria Ator-Rede (TAR) pode contribuir para as pesquisas na área da Educação Matemática, conjecturando o conceito de inscrição por meio do Conhecimento Matemático para o Ensino (CME). Tomamos como referência a TAR, desenvolvida por Bruno Latour e colaboradores, com o intuito de discutir a relação entre humanos e não humanos no viés do CME. Esse termo que vem sendo debatido para permear como um professor faz uso da Matemática no ensino e se diferencia de como outros profissionais a utilizam em suas respectivas tarefas. Para tal discussão, mapeamos as associações entre a TAR e o CME, buscando evidenciar o conceito de inscrição. Concluímos que tanto os humanos quanto os não humanos podem desenvolver procedimentos de inscrição, criar parâmetros que permitam ordenar diferentes relações matemáticas, relações estas que visam à estabilização de redes sociotécnicas, e formar um número cada vez maior de agregados e aliados heterogêneos.
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