O uso da matemática e da estatística em discursos de desinformação científica em uma comunidade virtual negacionista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i1p385-420

Palavras-chave:

Desinformação, Rede social, Negacionismo científico, Letramento matemático, Letramento estatístico

Resumo

Sabemos que a proliferação de desinformação nas redes sociais tem se tornado um problema social, alimentando e sendo alimentado por discursos de negação da ciência em comunidades ideológicas. Com o objetivo de analisar de que forma discursos de desinformação e negação da ciência se apropriam de ideias e conceitos matemáticos e estatísticos para provar seus pontos de vista, realizamos uma etnografia virtual na rede social X (antigo Twitter) em uma comunidade de usuários comumente associados a discursos negacionistas como estudo de caso para se pensar em estratégias específicas de letramento matemático e estatístico. Acompanhamos a comunidade sistematicamente por oito meses, refletindo sobre as publicações e interações dos usuários. Analisamos os resultados considerando a importância do desenvolvimento da lógica, abstração e comunicação no letramento matemático e estatístico para a análise crítica de informações, juntamente com a necessidade de um letramento político. Os resultados mostram relações entre discursos negacionistas e dificuldades em interpretação de gráficos e em noções de grandes números, noções equivocadas sobre amostragem significativa, usos acríticos de porcentagens e uma busca individual dos usuários por uma suposta verdade. Por fim, apresentamos exemplos de estratégias possíveis de serem feitas na educação matemática condizentes com as demandas encontradas.

Biografia do Autor

Gabriela Fasolo Pivaro, Unicamp

Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática

Steve da Silva Vicentim, UFCA

Doutorado em Matemática

Gildo Girotto Júnior, Unicamp

Doutorado em Ensino de Química

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Publicado

2025-04-30

Como Citar

Pivaro, G. F., Vicentim, S. da S., & Girotto Júnior, G. (2025). O uso da matemática e da estatística em discursos de desinformação científica em uma comunidade virtual negacionista. Educação Matemática Pesquisa Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Educação Matemática, 27(1), 385–420. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i1p385-420