Competências do letramento matemático que emergem no desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática na perspectiva de licenciandos do Programa Residência Pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i4p074-095

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Competências, letramento matemático, Residência Pedagógica, Formação Inicial

Resumo

O presente trabalho buscou identificar nos depoimentos de licenciandos(as) do Residência Pedagógica (RP) de Matemática suas compreensões sobre o letramento matemático e suas competências ao planejarem e desenvolverem atividades de modelagem matemática (MM). Para tanto, buscou-se responder a seguinte questão norteadora: Que compreensões sobre o favorecimento das competências do letramento matemático são manifestadas pelos residentes de matemática quando desenvolvem atividades de MM? A produção dos dados se deu por meio de um curso de formação com os residentes de matemática de uma universidade pública do estado do Paraná sobre a MM e as competências do letramento matemático. A análise dos dados foi feita de forma interpretativa com base na questão norteadora. Em relação aos resultados, destacaram-se três categorias: i) Desenvolvimento da natematização; ii) Possibilidades para formular, empregar e interpretar/avaliar; iii) Desenvolvimento de conteúdos e conceitos de diversas áreas do conhecimento.  Este estudo, além de contribuir com a formação do(a) futuro(a) professor(a) quanto aos conhecimentos das competências do letramento matemático e as contribuições da MM nesse processo, também se mostrou alinhado aos objetivos do RP como programa de qualificação profissional de futuros(as) professores(as) e interação entre a universidade e a educação básica.

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Biografia do Autor

Emilly Gonzales Jolandek, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Educação para a Ciência e a Matemática(UEM). e Mestre em Ensino de Ciência e Educação Matemática (UEPG). Graduada em Matemática (UEPG). Bolsista CAPES.

Lilian Akemi Kato, Universidade Estadual de Maringá

Doutorado em Matemática

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Publicado

2022-12-26

Edição

Seção

Número Temático: Formação de Professores de Matemática na interface com o Programa Residência Pedagógica 2022