Competências do letramento matemático que emergem no desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática na perspectiva de licenciandos do Programa Residência Pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i4p074-095

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Competências, letramento matemático, Residência Pedagógica, Formação Inicial

Resumo

O presente trabalho buscou identificar nos depoimentos de licenciandos(as) do Residência Pedagógica (RP) de Matemática suas compreensões sobre o letramento matemático e suas competências ao planejarem e desenvolverem atividades de modelagem matemática (MM). Para tanto, buscou-se responder a seguinte questão norteadora: Que compreensões sobre o favorecimento das competências do letramento matemático são manifestadas pelos residentes de matemática quando desenvolvem atividades de MM? A produção dos dados se deu por meio de um curso de formação com os residentes de matemática de uma universidade pública do estado do Paraná sobre a MM e as competências do letramento matemático. A análise dos dados foi feita de forma interpretativa com base na questão norteadora. Em relação aos resultados, destacaram-se três categorias: i) Desenvolvimento da natematização; ii) Possibilidades para formular, empregar e interpretar/avaliar; iii) Desenvolvimento de conteúdos e conceitos de diversas áreas do conhecimento.  Este estudo, além de contribuir com a formação do(a) futuro(a) professor(a) quanto aos conhecimentos das competências do letramento matemático e as contribuições da MM nesse processo, também se mostrou alinhado aos objetivos do RP como programa de qualificação profissional de futuros(as) professores(as) e interação entre a universidade e a educação básica.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Emilly Gonzales Jolandek, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Educação para a Ciência e a Matemática(UEM). e Mestre em Ensino de Ciência e Educação Matemática (UEPG). Graduada em Matemática (UEPG). Bolsista CAPES.

Lilian Akemi Kato, Universidade Estadual de Maringá

Doutorado em Matemática

Referências

Almeida, L. W. de; Silva, K. P. da; Vertuan, R. E. (2016). Modelagem Matemática na Educação Básica. 1ª Ed. São Paulo: Contexto.

Blum, W, Ferri, R. B. (2009) Mathematical modelling: Can it be taught and learnt? Journal of mathematical modelling and application, v. 1, n. 1, p. 45-58.

Bogdan, R., Biklen, S. K. (1994) Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora,.

Botha, J. J. (2011). Exploring mathematical literacy: The relationship between teachers’ knowledge and beliefs and their instructional practices (Doctoral dissertation, University of Pretoria).

Brasil. (2017) Base Nacional Curricular Comum. Ministério da Educação. Governo Federal. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase. Acesso em: 06. Maio. 2022

Brasil. (2020). Edital 01/2020 Programa de Residência Pedagógica. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/06012020-edital-1-2020-resid-c3-aancia-pedag-c3-b3gica-pdf -

Bueno. (2011) V. C. Modelagem Matemática: quatro maneiras de compreendê-la. Minas Gerais: Universidade Federal de Ouro Preto, p. 22, 2011.

Genc, M. & Erbas, A. K. (2019) Secondary Mathematics Teachers‘ Conceptions of Mathematical Literacy. International Journal of Education in Mathematics, Science and Technology (IJEMST), 7(3), 222-237.

Jolandek, E. G., & Kato, L. A. (2021). Vertentes sobre a modelagem matemática e o letramento matemático a partir de uma revisão bibliográfica. Educação Matemática Pesquisa, 23(2).

Maringá. (2020). Residência Pedagógica e Saberes Docentes: articulando teoria e prática. Projeto Institucional de Residência Pedagógica da Universidade Estadual de Maringá. Edital 01/2020.

Meyer, J. F. C. A., Caldeira, A. D. e Malheiros, A. P. S. (2017) Modelagem em Educação Matemática. 3º ed . Belo Horizonte : Autêntica Editora.

Neumann, I. et al. (2013). Modeling and assessing mathematical competence over the lifespan. Journal for educational research online, 5(2), 80-109.

Niss, M., Højgaard, T. (2011) Competencies and Mathematical Learning: Ideas and inspiration for the development of mathematics teaching and learning in Denmark, Roskilde University, v. 485.

OCDE, (2016) Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Brasil no PISA 2015: análises e reflexões sobre o desempenho dos estudantes brasileiros. São Paulo: Fundação Santillana.

Rodrigues, M. A. V. (2012) O tratamento e análise dos dados. In: SILVESTRE, Hugo Consciência; Araújo, J. Filipe. Metodologia para a investigação social. Lisboa: Escolar Editora, v. 1.

Soares, M. (1999) Aprender a escrever, ensinar a escrever. A magia da linguagem, v. 2, p. 49-73.

Sodré, G. J. M., & Guerra, R. B. (2018). O ciclo investigativo de modelagem matemática. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, 20 (3).

Souza, E. S. R. (2018). Modelagem matemática gerando ambiente de alfabetização científica: discussões no ensino de física. (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Mato Grosso/Universidade Federal do Pará, Belém.

Downloads

Publicado

2022-12-26

Como Citar

GONZALES JOLANDEK, E.; KATO, L. A. Competências do letramento matemático que emergem no desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática na perspectiva de licenciandos do Programa Residência Pedagógica. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 24, n. 4, p. 074–095, 2022. DOI: 10.23925/1983-3156.2022v24i4p074-095. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/57647. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

Número Temático: Formação de Professores de Matemática na interface com o Programa Residência Pedagógica 2022