“Quando nós tiramos 1, temos que pôr 1...”:
ações que apoiam o raciocínio matemático desempenhadas por uma professora ao discutir uma tarefa de adição
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i1p99-121Palavras-chave:
Raciocínio Matemático, Processos de raciocínio matemático, Ações do professorResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de característica qualitativa e interpretativa e tem como tema o raciocínio matemático e as ações do professor quando apoia o seu desenvolvimento. O objetivo foi analisar as ações empreendidas por uma professora dos primeiros anos de escolaridade, ao conduzir a discussão coletiva de uma tarefa exploratória de Matemática com uma turma de 1.º ano do Primeiro Ciclo do Ensino Básico. Realizou-se uma discussão teórica a respeito do raciocínio matemático e seus processos e sobre ações do professor que apoiam o desenvolvimento do raciocínio matemático. Os dados que compõem o corpus de análise desta pesquisa foram coletados por registros de áudio e vídeo, durante a discussão coletiva da tarefa exploratória na respectiva turma. Tais dados foram analisados, considerando quatro categorias de ações: convidar, guiar/apoiar, informar/sugerir e desafiar. Os resultados indicam que as ações desempenhadas pela professora envolveram as quatro categorias previstas na literatura e que estas conduziram os alunos nos processos de conjecturar, identificar padrões, validar, justificar e generalizar.
Metrics
Referências
Araman, E. M. O., & Serrazina, M. L. (2020a). Processos de raciocínio matemático na resolução de tarefas exploratórias no 3.º ano de escolaridade. Revista Paranaense de Educação Matemática, 09(18), 118-136.
Araman, E. M. O., & Serrazina, M. L. (2020b). Como cozer pãezinhos: processos de raciocínio matemático e ações do professor na discussão coletiva de uma tarefa exploratória no 3.º ano. Vidya, 40(2), 147-165.
Araman, E. M. O., Serrazina, M. L., & Ponte, J. P. (2019). “Eu perguntei se o cinco não tem metade”: ações de uma professora dos primeiros anos que apoiam o raciocínio matemático. Educação Matemática Pesquisa, 21(2), 466-490.
Araman, E. M. O., Serrazina, M. L., & Ponte, J. P. (2020) Raciocínio matemático nos primeiros anos: ações de duas professoras ao discutir tarefas com os seus alunos. Bolema, 34(67), 441-461.
Cobb, P., Jackson, K., & Dunlap, C. (2016) Design research: an analysis and critique. In L. D. English, D. Kirshner (Ed.), Handbook of international research in mathematics education (pp. 481-503). Routledge.
Ellis, A., Özgür, Z., & Reiten, L. (2018, jun.). Teacher moves for supporting student reasoning. Mathematics Education Research Journal, 30(2), 1-26.
Jeannotte, D., & Kieran, C. (2017). A conceptual model of mathematical reasoning for school mathematics. Educational Studies in Mathematics, 96(1), 1-16.
Lannin, J., Ellis, A. B., & Elliot, R. (2011). Developing essential understanding of mathematics reasoning for teaching mathematics in prekindergarten-grade 8. National Council of Teachers of Mathematics.
Mata-Pereira, J., & Ponte, J. P. (2018). Promover o raciocínio matemático dos alunos: uma investigação baseada em design. Bolema, 32(62), 781-801.
Ministério de Educação e Cultura (2002). Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: autor.
Ministério de Educação e Cultura (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasília: autor.
Morais, C., Serrazina, L., & Ponte, J. P. (2018). Mathematical reasoning fostered by (fostering) transformations of rational number representations. Acta Scientiae, 20(4), 552-570.
Ponte, J. P., Mata-Pereira, J., & Henriques, A. (2012). O raciocínio matemático nos alunos do Ensino Básico e do Ensino Superior. Práxis Educativa, 7(2), 355-377.
Ponte, J. P., Mata-Pereira, J., & Quaresma, M. (2013). Ações do professor na condução de discussões matemáticas. Quadrante, 22(2), 55-81.
Ponte, J. P., Carvalho, R., Mata-Pereira, J., & Quaresma, M. (2016). Investigação baseada em design para compreender e melhorar as práticas educativas. Quadrante, 25(2),77-98.
Stylianides, G. J. (2009) Reasoning-and-proving in school mathematics textbooks. Mathematical Thinking and Learning, 11(4), 258-288.
Wood, T. (1997). Creating classroom interactions for mathematical reasoning: beyond “natural teaching”. In P. Abrantes, J. Porfírio, & M. Baía (Org.), The interactions in the mathematics classroom: proceedings of the CIEAEM 49 (pp. 34-43). Escola Superior de Educação.
Revisora do artigo, quanto aos aspectos da Língua Portuguesa e da normatização APA 7 th: Vera Lúcia Fator Gouvêa Bonilha. E-mail: verah.bonilha@gmail.com Tel.(19) 99271 2730.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).