“Quando nós tiramos 1, temos que pôr 1...”:

ações que apoiam o raciocínio matemático desempenhadas por uma professora ao discutir uma tarefa de adição

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i1p99-121

Palavras-chave:

Raciocínio Matemático, Processos de raciocínio matemático, Ações do professor

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de característica qualitativa e interpretativa e tem como tema o raciocínio matemático e as ações do professor quando apoia o seu desenvolvimento. O objetivo foi analisar as ações empreendidas por uma professora dos primeiros anos de escolaridade, ao conduzir a discussão coletiva de uma tarefa exploratória de Matemática com uma turma de 1.º ano do Primeiro Ciclo do Ensino Básico. Realizou-se uma discussão teórica a respeito do raciocínio matemático e seus processos e sobre ações do professor que apoiam o desenvolvimento do raciocínio matemático. Os dados que compõem o corpus de análise desta pesquisa foram coletados por registros de áudio e vídeo, durante a discussão coletiva da tarefa exploratória na respectiva turma. Tais dados foram analisados, considerando quatro categorias de ações: convidar, guiar/apoiar, informar/sugerir e desafiar.  Os resultados indicam que as ações desempenhadas pela professora envolveram as quatro categorias previstas na literatura e que estas conduziram os alunos nos processos de conjecturar, identificar padrões, validar, justificar e generalizar.

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Biografia do Autor

Eliane Maria de Oliveira Araman, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Lucas do Nascimento Corrêa, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Licenciatura em Matemática

Ketheryn Letícia Gomes de Barros, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Maria de Lurdes Serrazina, Universidade de Lisboa

Doutorado em Educação Matemática

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Revisora do artigo, quanto aos aspectos da Língua Portuguesa e da normatização APA 7 th: Vera Lúcia Fator Gouvêa Bonilha. E-mail: verah.bonilha@gmail.com Tel.(19) 99271 2730.

Publicado

2023-04-29

Como Citar

ARAMAN, E. M. de O.; CORRÊA, L. do N.; BARROS, K. L. G. de .; SERRAZINA, M. de L. . “Quando nós tiramos 1, temos que pôr 1...”: : ações que apoiam o raciocínio matemático desempenhadas por uma professora ao discutir uma tarefa de adição. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 99–121, 2023. DOI: 10.23925/1983-3156.2023v25i1p99-121. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/59255. Acesso em: 18 nov. 2024.