A influência do ambiente profissional sobre o poder de ação de professores de matemática no uso do livro didático
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i5p133-159Palavras-chave:
Agency, Currículo oficial, Currículo operacional, Novo ensino médio, ContextoResumo
Nesse artigo, apresentam-se os resultados de uma pesquisa cujo objetivo é discutir de que forma o espaço profissional limita ou potencializa o poder de ação de professores de Matemática no uso dos livros didáticos (LD), tendo como contexto o Novo Ensino Médio. O poder de ação é compreendido como uma relação dinâmica e situada em que os indivíduos constroem – a partir da interação entre suas habilidades pessoais e os recursos – oportunidades e limitações dos ambientes em que atuam. Nesse sentido, o currículo faz parte desse ambiente que influencia o poder de ação dos professores, que pode ser limitado ou contestado por eles a depender de suas interações com o espaço profissional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa para a qual foram entrevistadas duas professoras do estado do Espírito Santo que atuam no Ensino Médio (EM). As análises foram conduzidas a partir das concepções de currículo oficial, currículo operacional e materiais instrucionais. Os resultados indicam que o uso dos LD no EM está diretamente condicionado pelas dinâmicas e imposições do espaço profissional, configurando uma relação complexa entre professores, LD e políticas educacionais. Nesse cenário, os LD tendem a se tornar obsoletos, uma vez que não são reconhecidos como parte do currículo oficial diante das fortes pressões das avaliações externas. No entanto, a pesquisa também revela que, apesar dessas limitações, os professores ainda encontram maneiras de afirmar seu poder de ação, recorrendo aos LD quando identificam sua relevância para o currículo pretendido.
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