“O que a matemática tem a ver com isso?”

apontamentos contra a injustiça curricular do direito à justificação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i5p209-232

Palavras-chave:

Rainer Forst, Justificação, Reconstrução, Currículo, Injustiça curricular

Resumo

Neste ensaio, objetivamos discutir como o que Rainer Forst defende como Direito à Justificação se constitui numa contradição da produção de conhecimento que se presta(rá) a oferecer fundamentação teórica aos processos formativos que perpassam pela Matemática e a que a Educação Matemática se presta, sendo que, em termos metodológicos, o exercício empreendido neste ensaio se inspira na reconstrução da história da teoria em Habermas. Assim, ao apontar um dos obstáculos à emancipação que assolam a Educação Matemática enquanto área de produção de conhecimento nos tempos hodiernos, as discussões e reflexões pautadas neste artigo buscaram, sobretudo, chamar a atenção da comunidade de pessoas que compõem a Educação Matemática para uma problemática dos tempos hodiernos.

Biografia do Autor

Flavio Augusto Leite Taveira, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência, Mestre em Educação para a Ciência (2023) e Licenciado em Matemática (2020) [com período de mobilidade acadêmica (2018-2019) pela Universidade do Minho] pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Deise Aparecida Peralta, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Livre-docente em Educação Matemática, Doutora em Educação para a Ciência, Mestra em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Professora Associada da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

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Publicado

2025-11-29

Como Citar

Taveira, F. A. L., & Peralta, D. A. (2025). “O que a matemática tem a ver com isso?”: apontamentos contra a injustiça curricular do direito à justificação. Educação Matemática Pesquisa Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Educação Matemática, 27(5), 209–232. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i5p209-232

Edição

Seção

Número Temático: Estudos e pesquisas em Currículos e Educação Matemática