A confecção de cestos e suas possibilidades pedagógicas para o ensino de matemática na escola indígena Ticuna

Autores

  • Lucélida de Fátima Maia da Costa Universidade do Estado do Amazonas
  • Evandro Ghedin Universidade do Estado do Amazonas
  • Erasmo Borges de Souza Filho Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Ensino de matemática, Escola indígena, Cestos Ticuna.

Resumo

Neste artigo temos o objetivo de discutir e mostrar possibilidades pedagógicas para o ensino de matemática na escola indígena por meio da utilização do processo de confecção de cestos. Nossas conjecturas surgiram dos resultados de uma pesquisa etnográfica realizada na aldeia Ticuna Umariaçu, localizada na tríplice fronteira Brasil-Colômbia-Peru, na qual convivemos com tecedoras, aprendemos a tecer ou trançar cestos e percebemos que na confecção desses objetos estão implícitas ideias matemáticas correlatas a conceitos matemáticos do currículo escolar. Nesse processo de confecção são mobilizados distintos processos cognitivos estruturantes das formas de ensinar e aprender entre os ticunas que devem ser considerados ao pensarmos estratégias de ensino para a escola indígena Ticuna.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lucélida de Fátima Maia da Costa, Universidade do Estado do Amazonas

Mestra em Estudos Amazônicos-UNAL. Mestranda em Educação em Ciências na Amazônia-UEA. Licenciada em Matemática-UFAM. Desenvolve pesquisas na área de formação de professores e etnomatemática.

Evandro Ghedin, Universidade do Estado do Amazonas

Doutor em Educação-USP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências-UEA. Pesquisador do GEPeDIC.

Erasmo Borges de Souza Filho, Universidade Federal do Pará

Doutor em Comunicação e Semiótica-PUC. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática-UFPA. Pesquisador do GEMAZ.

Downloads

Publicado

2012-04-30

Edição

Seção

Artigos