O saber escolar como expressão de parte das formas mais desenvolvidas de saber: um olhar sobre a questão cultural na educação matemática

Autores

  • José Roberto Boettger Giardinetto Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Departamento de Educação

Palavras-chave:

Multiculturalismo, Educação Matemática, Pedagogia Histórico-Crítica

Resumo

Este artigo parte da tese de que o saber escolar é a expressão de parte das formas mais desenvolvidas de saber atingido no atual momento de desenvolvimento da história social humana. Neste sentido, defende que a relação entre a matemática escolar e a matemática produzida em contextos sociais diversos é uma relação entre o mais desenvolvido (o saber escolar) frente ao menos desenvolvido (o saber produzido em contextos sociais diversos). Neste sentido, o trabalho tece considerações sobre especificidades do desenvolvimento histórico-social da matemática à luz dessa lógica processual e as implicações daí decorrentes quanto à questão cultural.

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Biografia do Autor

José Roberto Boettger Giardinetto, Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Departamento de Educação

Docente da Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, Departamento de Educação. Área de pesquisa: Fundamentos da Educação Matemática, Pedagogia Histórico-Crítica e Educação Matemática; Marxismo, Cultura e Educação Matemática

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Publicado

2012-04-30

Como Citar

GIARDINETTO, J. R. B. O saber escolar como expressão de parte das formas mais desenvolvidas de saber: um olhar sobre a questão cultural na educação matemática. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 14, n. 1, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/7583. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos