O saber escolar como expressão de parte das formas mais desenvolvidas de saber: um olhar sobre a questão cultural na educação matemática

Autores

  • José Roberto Boettger Giardinetto Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Departamento de Educação

Palavras-chave:

Multiculturalismo, Educação Matemática, Pedagogia Histórico-Crítica

Resumo

Este artigo parte da tese de que o saber escolar é a expressão de parte das formas mais desenvolvidas de saber atingido no atual momento de desenvolvimento da história social humana. Neste sentido, defende que a relação entre a matemática escolar e a matemática produzida em contextos sociais diversos é uma relação entre o mais desenvolvido (o saber escolar) frente ao menos desenvolvido (o saber produzido em contextos sociais diversos). Neste sentido, o trabalho tece considerações sobre especificidades do desenvolvimento histórico-social da matemática à luz dessa lógica processual e as implicações daí decorrentes quanto à questão cultural.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Roberto Boettger Giardinetto, Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Departamento de Educação

Docente da Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, Departamento de Educação. Área de pesquisa: Fundamentos da Educação Matemática, Pedagogia Histórico-Crítica e Educação Matemática; Marxismo, Cultura e Educação Matemática

Downloads

Publicado

2012-04-30

Como Citar

GIARDINETTO, J. R. B. O saber escolar como expressão de parte das formas mais desenvolvidas de saber: um olhar sobre a questão cultural na educação matemática. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 14, n. 1, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/7583. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos