Engenharia Didática para a exploração didática da tecnologia no ensino no caso da Regra de L`Hopital

Francisco Regis Vieira Alves, Herminio Borges Neto

Resumo


Neste estudo, apresenta-se uma Engenharia Didática – ED (ARTIGUE, 1995a, 1995b) com o tema envolvendo situações de ensino com o tema da regra de L´Hopital, num contexto da licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará - IFCE. A fase de experimentação da ED é apoiada nos pressupostos da metodologia de ensino nominada Sequência Fedathi. Deste modo, produziu-se um clima de investigação em duas atividades, com a participação de 4 duplas de alunos, nas quais, o uso do software Geogebra se mostrou essencial. Na etapa de análise a posteriori, destacamos: com a exploração do software, os alunos comparam os dados de natureza geométrica com os de natureza analítico-algébrica; o software possibilitou um entendimento da manifestação de indeterminação de natureza geométrica, além de evitar a aplicação automática e irrefletida da regra. 


Palavras-chave


Engenharia Didática; Regra de L´Hopital; Geogebra.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais



Ficha Catalográfica
 

Educação Matemática Pesquisa : revista do Programa
   de Estudos Pós-Graduados em Educação     Matemática. - São Paulo.
   Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Programa de Estudos
   Pós-Graduados em Educação Matemática .
-- v.1, n.1 (1999)- .

Quadrimestral
ISSN 1983-3156

https://revistas.pucsp.br/emp

1. Matemática - Estudo e ensino - 2.Matemática - Pesquisa.
I. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

CDD 510.7
510.72

Bibliotecária:Carmen Prates Valls CRB 8a.-556

Indexadores da Revista

     
             Anti-Plágio