Engenharia Didática para a exploração didática da tecnologia no ensino no caso da Regra de L`Hopital

Auteurs

  • Francisco Regis Vieira Alves Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia
  • Herminio Borges Neto dep de educação

Mots-clés :

Engenharia Didática, Regra de L´Hopital, Geogebra.

Résumé

Neste estudo, apresenta-se uma Engenharia Didática – ED (ARTIGUE, 1995a, 1995b) com o tema envolvendo situações de ensino com o tema da regra de L´Hopital, num contexto da licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará - IFCE. A fase de experimentação da ED é apoiada nos pressupostos da metodologia de ensino nominada Sequência Fedathi. Deste modo, produziu-se um clima de investigação em duas atividades, com a participação de 4 duplas de alunos, nas quais, o uso do software Geogebra se mostrou essencial. Na etapa de análise a posteriori, destacamos: com a exploração do software, os alunos comparam os dados de natureza geométrica com os de natureza analítico-algébrica; o software possibilitou um entendimento da manifestação de indeterminação de natureza geométrica, além de evitar a aplicação automática e irrefletida da regra. 

Métriques

Chargements des métriques ...

Biographie de l'auteur

Francisco Regis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia

dep de matematica

Téléchargements

Publiée

2012-09-02

Comment citer

ALVES, F. R. V.; NETO, H. B. Engenharia Didática para a exploração didática da tecnologia no ensino no caso da Regra de L`Hopital. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 337–367, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/9445. Acesso em: 22 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos