Formação continuada em grupos colaborativos: professores de matemática iniciantes e as aprendizagens da prática profissional.
Keywords:
início de carreira, prática profissional, grupos colaborativos.Abstract
O objetivo deste artigo é descrever e analisar as contribuições da participação em grupos colaborativos à formação e à aprendizagem do professor de matemática em início de carreira. Inicialmente são abordados teoricamente as características e os problemas da fase inicial da docência e a aprendizagem do professor nesta fase, sobretudo quando mediados pela reflexão, investigação e colaboração. Os grupos e os sujeitos foram identificados por meio de questionários. Para um estudo qualitativo e interpretativo, foram entrevistados três professores de grupos distintos e observadas suas aulas e reuniões dos grupos em que participavam. Os resultados evidenciam as contribuições dos grupos colaborativos para os professores iniciantes compreenderem e enfrentarem os problemas e desafios de ensinar e aprender matemática na escola básica. Abstract The objective of this paper is to describe and analyze the contributions of the participation in collaborative groups related to the formation and learning of the mathematics teacher in the start of the career. Initially, the characteristics and the problems of the initial phase of the teaching profession and the learning of the teacher in this phase are approached theoretically, especially when mediated by the reflection, inquiry and contribution. The groups and the subjects were identified by means of questionnaires. For a qualitative and interpretative study, three teachers of distinct groups were interviewed and their classes were observed, as well as the group meetings in which they participated. The results evidence the contributions of the collaborative groups for the starting teachers, allowing them to understand and to face the problems and challenges of teaching and learning mathematics in the basic school. Key Words: start of the career, professional practice, collaborative groupsMetrics
Metrics Loading ...
Downloads
Published
2010-04-10
How to Cite
GAMA, R. P.; FIORENTINI, D. Formação continuada em grupos colaborativos: professores de matemática iniciantes e as aprendizagens da prática profissional. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 11, n. 3, 2010. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/2827. Acesso em: 22 dec. 2024.
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).