Conhecimento profissional do professor ao ensinar transformações geométricas

uma análise de situações de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i1p122-144

Palavras-chave:

ensino de geometria, prática reflexiva, prática profissional, ensino de matemática

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar e compreender como os conhecimentos do professor impactam na sua prática em relação ao conteúdo de transformações geométricas. Para tanto, foi analisado qualitativamente, em junho de 2019, um episódio de aula em que tal conteúdo foi ministrado para uma turma do 8.º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal da cidade de São Paulo. Para tal, foi usada como principal referencial teórico e metodológico a ferramenta Knowledge Quartet (KQ). A partir dela foram levantados e categorizados 21 eventos críticos, sendo 5 deles discutidos nesse artigo. A análise deles evidenciou uma convergência entre as pesquisas teóricas e a prática do professor que ensina o conteúdo de transformações geométricas, e indicou lacunas no conhecimento docente e a utilização de exercícios fechados com desafios reduzidos para o ensino desse conteúdo. O KQ se mostrou uma ferramenta adequada para tal análise, com o intuito de destacar tais aspectos, de modo que tanto a formação inicial quanto a continuada de professores possam ser estruturadas de acordo com as demandas observadas na prática.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Natalia Nascimben Delmondi Munhóz, Universidade Federal do ABC

Mestre em Ensino e História das Ciências e da Matemática – UFABC

Vinícius Pazuch, Universidade Federal do ABC

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática

Referências

Ball, D., Thames, M. H. & Phelps, G. (2008). Content knowledge for teaching: What makes it special? Journal of Teacher Education, 59(5), 389-407.

Bicudo, M. A. V. (2012). A pesquisa em educação matemática: a prevalência da abordagem qualitativa. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 5(2), 15-26.

Delmondi, N. N., & Pazuch, V. (2018). Um panorama teórico das tendências de pesquisa sobre o ensino de transformações geométricas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 99(253), 659-686.

Delmondi, N. N., & Pazuch, V. (2019a, maio/agosto). O ensino de transformações geométricas: uma análise dos cadernos do aluno e do professor do estado de São Paulo. Revista Educação Matemática – ReMat, 16(22), 210-231.

Delmondi, N. N., & Pazuch, V. (2019b). O ensino de transformações geométricas: perspectivas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de Iniciação Científica ‒ RBIC, 6(5), 137-158.

Delmondi, N. N., & Pazuch, V. (2020). O ensino de transformações geométricas: uma síntese da literatura envolvendo tarefas e a prática do professor. Ensino da Matemática em Debate, 7(1), 152-171.

Gumiero, B. S. & Pazuch, V. (2020). Knowledge Quartet: dimensões, pesquisas e reflexões sobre o conhecimento profissional do professor que ensina matemática. Boletim de Educação Matemática ‒ Bolema, 34, 268-293.

Gumiero, B. S. & Pazuch, V. (2021a). O planejamento de tarefas de geometria e a mobilização do conhecimento profissional docente. Ciência & Educação (Online), 27(21025), 1-16.

Gumiero, B. S. & Pazuch, V. (2021b). Teachers knowledge mobilized in Geometry lessons and contingency situations. International Electronic Journal of Mathematics Education, 16, 1-14.

Lage, M. A. (2008). Mobilização das formas de pensamento matemático no estudo de transformações geométricas no plano. [Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais].

Maia, C. M. F. (2014). As isometrias na inovação curricular e a formação de professores de Matemática do Ensino Básico. [Tese de Doutorado, Departamento de Ciências da Educação e do Património, Universidade Portucalense]

Marschall, J. & Fioreze, L. A. (2015). GeoGebra no ensino das transformações geométricas: uma investigação baseada na teoria da negociação de significados. UFRGS.

Medeiros, M. F. & Gravina, M. A. (2015). Geometria dinâmica no ensino de transformações no plano. Revista Eletrônica da Sociedade Brasileira de Matemática, 3(1), 51-70.

Moraes, R. (2018). Da noite ao dia: tomada de consciência de pressupostos assumidos dentro das pesquisas sociais. In V. M. R. Lima, J. B. S. Harres, & M. C. Paula (Eds.). Caminhos da pesquisa qualitativa no campo da educação em ciências: pressupostos, abordagens e possibilidades. EDIPUCRS.

Powell, A. B., Francisco, J. M., & Maher, C. A. (2004). Uma abordagem à análise de dados de vídeo para investigar o desenvolvimento das ideias matemáticas e do raciocínio de estudantes. Boletim de Educação Matemática ‒ Bolema, 17(21), 81-140.

Rowland, T. (2013, January). The Knowledge Quartet: The genesis and application of a framework for analyzing mathematics teaching and deepening teachers' mathematics knowledge. Sisyphus: Journal of Education, (3), 15-43.

Rowland, T. & Turner, F. (2017). Who owns a theory? The democratic evolution of the Knowledge Quartet. In B. Kaur, W. K. Ho, T. L. Toh, & B. H. Choy (Eds.). Proceedings of the 41st Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, 4, 105-112.

Serrazina, L. (2017). Planificação do ensino e aprendizagem da matemática. In: GTI – Grupo de Trabalho de Investigação (Eds.). A prática dos professores: Planificação e discussão coletiva na sala de aula (pp. 9-32). APM.

Shulman, L. S. (1986). Those who understand: Knowledge growth in the teaching. Educational Researcher, 15(2), 4-14.

Shulman, L. S. (1987). Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard Educational Review, 57(1), 1-22.

Turner, F. & Rowland, T. (2008). The Knowledge Quartet: a means of developing and deepening mathematical knowledge in teaching. In: Mathematical knowledge in teaching seminar series: developing and deepening mathematical knowledge in teaching. Anais… (pp. 1-13). Loughborough University.

Wagner, E. (2007). Construções geométricas (6.a ed.). SBM.

Publicado

2023-04-29