Conhecimento profissional do professor ao ensinar transformações geométricas
uma análise de situações de aula
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i1p122-144Palavras-chave:
ensino de geometria, prática reflexiva, prática profissional, ensino de matemáticaResumo
Este artigo tem como objetivo identificar e compreender como os conhecimentos do professor impactam na sua prática em relação ao conteúdo de transformações geométricas. Para tanto, foi analisado qualitativamente, em junho de 2019, um episódio de aula em que tal conteúdo foi ministrado para uma turma do 8.º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal da cidade de São Paulo. Para tal, foi usada como principal referencial teórico e metodológico a ferramenta Knowledge Quartet (KQ). A partir dela foram levantados e categorizados 21 eventos críticos, sendo 5 deles discutidos nesse artigo. A análise deles evidenciou uma convergência entre as pesquisas teóricas e a prática do professor que ensina o conteúdo de transformações geométricas, e indicou lacunas no conhecimento docente e a utilização de exercícios fechados com desafios reduzidos para o ensino desse conteúdo. O KQ se mostrou uma ferramenta adequada para tal análise, com o intuito de destacar tais aspectos, de modo que tanto a formação inicial quanto a continuada de professores possam ser estruturadas de acordo com as demandas observadas na prática.
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