Contribuições do GT-19 da ANPEd para o desenvolvimento da Educação Matemática Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i4p004-023Palavras-chave:
Educação matemática, Pesquisa educacional, Revisão narrativaResumo
Este estudo objetiva investigar e discutir as principais contribuições do GT-19 da ANPEd para o desenvolvimento da Educação Matemática brasileira, ao longo de seus 25 anos de existência, seja como campo profissional ou científico. O corpus básico de análise é constituído por seis estudos que compõem um dossiê temático e que foram realizados por pesquisadores que participaram da comunidade formada pelo GT-19, explorando e examinando aspectos, temáticas e eventos relevantes dessa trajetória. A análise deste corpus deu-se mediante revisão narrativa que consiste na inquirição e no tratamento analítico e interpretativo quase-sistemático dos fenômenos ou temáticas dos estudos deste GT. Os resultados dessa revisão relevam que o GT-19 da ANPEd, ao longo de seus 25 anos, consolidou-se como espaço plural e dinâmico de pesquisa, formação e resistência, legitimando e dando visibilidade à Educação Matemática como campo educacional e científico. O grupo superou tensões iniciais, construiu identidade epistemológica própria, enfrentando desafios sociais e políticos, inclusive o neoliberalismo e a crise sanitária. Sua contribuição diferencial é evidenciada na articulação entre pesquisa, formação e prática docente, currículo, políticas educacionais, tecnologias digitais e na defesa da democracia, da justiça social e de uma escola pública inclusiva, buscando promover currículos críticos, decoloniais e socialmente relevantes, que afirmam a Educação Matemática brasileira como campo interdisciplinar e transformador.
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