Um cenário das pesquisas envolvendo Resolução de Problemas em edições do CIEM<br>A scenario of research involving Problem Solving in issues of CIEM

Authors

  • Cidimar Andreatta Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL http://orcid.org/0000-0001-5807-8896
  • Norma Suely Gomes Allevato Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i1p069-092

Keywords:

Ensino de Matemática, Resolução de Problemas, Pesquisa em Educação Matemática.

Abstract

O presente artigo apresenta um mapeamento das pesquisas envolvendo a temática Resolução de Problemas apresentadas no Congresso Internacional de Ensino de Matemática - CIEM, nas edições de 2013 e 2017. Este estudo teve como fonte de coleta de dados os anais dos referidos Congressos, disponibilizados nos sites dos eventos. Procurou-se evidenciar como o CIEM foi evoluindo e se constituindo como um espaço importante de discussão para a Educação Matemática. De modo especial, buscou-se ressaltar características marcantes dos trabalhos que envolveram a Resolução de Problemas como temática central, tendo em vista a variedade de temáticas abordadas no CIEM. Os resultados da pesquisa demonstram, de um modo geral, que os trabalhos apresentam convergências com a Resolução de Problemas como metodologia de ensino em favor da aprendizagem de conteúdos matemáticos.

The present paper consists of presenting a mapping of the researches involving the Problem-Solving theme that were presented at the International Congress of Teaching Mathematics – CIEM, in the editions of 2013 and 2017. The research locus of this work had as source of data collection the annals of said Congress, available at the event sites. We tried to show how CIEM was evolving and becoming a space of important discussion for Mathematics Education. In a special way, we try to highlight important features of the work that involved Problem Solving as a central theme, considering the variety of the themes belonging to CIEM. The results of the research show, in general, that the papers present convergences with Problem Solving as teaching methodology in favor of the learning process of mathematical contents.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Cidimar Andreatta, Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL/SP

Norma Suely Gomes Allevato, Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL

Doutora em Educação Matemática e Professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL/SP

References

ALLEVATO, N. S. G; ONUCHIC, L. R. Ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática: por que através da resolução de problemas. In: ONUCHIC, L. R. et al. (Org.). Resolução de problemas: teoria e prática. Jundiaí: Paco, 2014.

BAYER, A; GROENWALD, C. L. O. O Congresso Internacional de Ensino da Matemática na Universidade Luterana do Brasil: um pouco da sua história. Acta Scientiae, Canoas, v. 14, n. 1, p. 76-93, jan./abr., 2012.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental. Brasília-DF, 1997.

_______. Conselho Nacional de Educação. Resolução 2/2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

D’AMORE, B. Il problema di matematica nella pratica didattica. Modena: Digital Docet, 2014.

DINIZ, M. I. Resolução de problemas e comunicação. In: SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. (Org.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. 1. ed. reimp. São Paulo: Artmed, 2001.

FIORENTINI, D. Rumos da pesquisa brasileira em Educação Matemática: o caso da produção científica em cursos de pós-graduação. 1994. 414f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1994.

______. Mapeamento e balanços dos trabalhos do GT-19 (Educação Matemática) no período de 1998 a 2001. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO – ANPED, 25., 29 de setembro a 02 de outubro de 2002, Caxambu. Disponível em < http://www.ufrrj.br/emanped/paginas/conteudo_producoes/docs_25/mapeamento.pdf > Acesso em: 03 nov. 2017.

KILPATRICK, J. Fincando estacas: uma tentativa de demarcar a Educação Matemática como campo profissional e científico. Tradução: Rosana G. S. Miskulin, Cármen Lúcia B. Passos, Regina C. Grando e Elisabeth A. Araujo. Zetetiké – Revista do Círculo de Estudo, Memória e Pesquisa em Educação, Faculdade de Educação, Matemática, Unicamp, v.4, n.5, p. 99-120, jan./jun. 1996.

MORAIS, R. dos S. O processo constitutivo da resolução de problemas como uma temática da pesquisa em educação matemática: um inventário a partir de documentos dos ICMEs. 2015. 471f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2015.

MORAIS, R. dos S.; ONUCHIC. L. de la R. Uma abordagem histórica da resolução de problemas. In: ONUCHIC, L. de la R. et al. Resolução de problemas: teoria e prática. Jundiaí: Paco, 2014.

ONUCHIC, L. R. Ensino-aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática. São Paulo-SP: Editora UNESP, 1999.

POLYA, G. A arte de resolver problemas. Trad. e adapt. de Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro: Interciência, 1978 [1945].

POZO, J. I. (Org.). A solução de problemas. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006. Disponível em < http://alfabetizarvirtualtextos.files.wordpress.com/2011/08/as-pesquisasdenominadas-do-tipo-estado-da-arte-em-educac3a7c3a3o.pdf > Acesso em: 03 nov. 2017.

VAN de WALLE, J. A. Matemática no Ensino Fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Tradução: Paulo Henrique Colonese. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Published

2019-04-29

How to Cite

ANDREATTA, C.; ALLEVATO, N. S. G. Um cenário das pesquisas envolvendo Resolução de Problemas em edições do CIEM&lt;br&gt;A scenario of research involving Problem Solving in issues of CIEM. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 21, n. 1, 2019. DOI: 10.23925/1983-3156.2019v21i1p069-092. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/37019. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos