Viajar é preciso: a noção de circulação a partir da trajetória de uma educadora matemática<br>Traveling is necessary: the notion of circulation based on the trajectory of a mathematics educator
Palabras clave:
Circulação, História conectada, Formação de professores, Trajetória docenteResumen
O presente artigo aborda a noção de circulação de ideias e modelos pedagógicos por meio da trajetória de uma educadora matemática. Para tanto, as fontes utilizadas foram quatro entrevistas cedidas pela professora Zaíra Varizo. O aporte teórico-metodológico foi constituído por autores como Roger Chartier, Pierre Bourdieu e Serge Gruzinski, no que se refere a questões como apropriação, representação, relação global e local, história conectada, entre outros elementos que remetem à noção de circulação. Desta forma, foi possível realizar um exercício de reflexão, em um movimento que parte do específico para o geral, o que permite ver diferentes escalas da história. Tal movimento possibilita perceber que a circulação de ideias e modelos pedagógicos ocorre de forma heterogênea em termos territoriais e temporais, além de estar sujeita a diferentes apropriações e representações, determinadas tanto pelas formas de circulação quanto pelos grupos de origem e recepção.
Abstract
The following paper focus on the notion of circulation of ideas and pedagogical models, having as a guide line the trajectory of a mathematics educator. The sources adopted were four interviews with Professor Zaíra Varizo. Authors such as Roger Chartier, Pierre Bourdieu and Serge Gruzinski composed the theoretical-methodological background related to concepts as appropriation, representation, global and local, connected histories and other elements that lead to the notion of circulation. This way, it was possible to perform a reflexive exercise, in a movement from the specific to the general, what permits to see different scales in history. Such movement enables to notice circulation of ideas and pedagogical models occurs in a heterogeneous way concerning to time and territory. Besides, it is object of different appropriations and representations, determined both by the ways of circulation and groups of origin and reception.
Métricas
Citas
BOURDIEU, Pierre. As condições sociais da circulação internacional de ideias. Enfoques: Revista eletrônica, Rio de Janeiro, v. 1, n. 01, p. IV – XV, 2002.
CHAMON, Carla Simone; FARIA FILHO, Luciano Mendes. A educação como problema, a América como destino: a experiência de Maria Guilhermina. In: MIGNOT, Ana Chrystina Venâncio; GONDRA, José Gonçalves (orgs.). Viagens pedagógicas. São Paulo: Cortez, 2007.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Editora UNESP/Imprensa Oficial do Estado, 1999.
CHARTIER, Roger. A história ou a leitura do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
CIVARDI, Jaqueline Araújo; RABELO, Rafaela Silva. Zaíra Varizo. In: VALENTE, Wagner Rodrigues (org.). Educadoras Matemáticas: memórias, docência e profissão. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2013.
CURY, Fernando Guedes. Uma narrativa sobre a formação de professores de matemática em Goiás. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2007.
GRUZINSKI, Serge. O pensamento mestiço. São Paulo: Companhia das Letras, 2001a.
GRUZINSKI, Serge. Os mundos misturados da monarquia católica e outras connected histories. Topoi, Rio de Janeiro, p. 175-195, mar., 2001a.
RABELO, Rafaela Silva. “Quando fui professor de matemática no Lyceu de Goiânia...”: um estudo sobre a prática docente imersa nas permanências e mutações da cultura escolar na década de 1960. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010.
VARIZO, Zaíra da Cunha Melo. Entrevista concedida a Fernando Guedes Cury. Goiânia: fev. 2006. In: CURY, Fernando Guedes. Uma narrativa sobre a formação de professores de matemática em Goiás. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2007.
VARIZO, Zaíra da Cunha Melo. Entrevista concedida a Rafaela Silva Rabelo. Goiânia: 28 out. 2009a.
VARIZO, Zaíra da Cunha Melo. Entrevista concedida a Rafaela Silva Rabelo. Goiânia: 30 out. 2009b.
VARIZO, Zaíra da Cunha Melo. Entrevista concedida a Jaqueline Araújo Civardi e Rafaela Silva Rabelo. Goiânia: 18 fev. 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).