Estágio supervisionado e planejamento compartilhado:possibilidades da organização do ensino de professores de matemática em formação<br>Supervised Training and Shared Planning:Possibilities of Organizing the Education of Prospecting Mathematics Teachers

Autores/as

  • Maria Marta da Silva Universidade Estadual de Goiás
  • Wellington Lima Cedro UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Palabras clave:

Professores de Matemática, Estágio Supervisionado, Planejamento Compartilhado

Resumen

Neste artigo discute-se o potencial do estágio supervisionado como lócus de aprendizagem da(na) docência, tendo o planejamento compartilhado de ações como organizador da atividade de professores de matemática em formação inicial. As discussões foram feitas à luz da teoria Histórico-Cultural (Vigotski, Leontiev, Davidov) e da proposta teórico-metodológica das Atividades Orientadoras de Ensino (Moura). Os dados foram obtidos pela realização de um experimento formativo com os professores matriculados na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado II no 4ª ano de Licenciatura de Matemática de uma universidade pública. Destaca-se que os professores em formação constituíram um modo geral de organização do ensino de matemática com base nas ações desenvolvidas no estágio supervisionado.

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Biografía del autor/a

Maria Marta da Silva, Universidade Estadual de Goiás

Docente da Unidade Universitária de Quirinópolis

Wellington Lima Cedro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

DOCENTE DO INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA

Citas

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AUTOR

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Publicado

2015-08-21

Cómo citar

SILVA, M. M. da; CEDRO, W. L. Estágio supervisionado e planejamento compartilhado:possibilidades da organização do ensino de professores de matemática em formação&lt;br&gt;Supervised Training and Shared Planning:Possibilities of Organizing the Education of Prospecting Mathematics Teachers. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 190–215, 2015. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/20528. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos