<br>Tecnologias digitais no ensino: discussões a partir de propostas desenvolvidas por licenciandos envolvendo polinômios<br>Digital technologies in teaching: discussions from proposals developed by undergraduates involving polynomials
Palabras clave:
Tecnologias Digitais, Objetos de Aprendizagem, Formação de ProfessoresResumen
O presente trabalho discute as diferentes abordagens que alunos do quarto ano de um curso de Licenciatura em Matemática propuseram para a utilização de quatro objetos de aprendizagem envolvendo polinômios. Os objetos foram desenvolvidos no software GeoGebra, e possibilitam o ensino das operações envolvendo polinômios relacionando-as à áreas de retângulos. A pesquisa ocorreu durante seis aulas, sendo um primeiro momento para exploração dos objetos e um segundo para a elaboração de um plano de aula utilizando um ou mais objetos de aprendizagem. A forma como os alunos trabalharam com os objetos de aprendizagem nos fornecem indícios de que ainda não superamos a lógica de reprodução de métodos de ensino que privilegiam a utilização e apropriação de algoritmos à discussão de conceitos matemáticos. Apesar disso, percebemos que alguns futuros professores começaram "arriscar", propondo tarefas que questionam mais os alunos do que fornecem explicações prontas.
Métricas
Citas
Referências
BANADIMAN, A. Álgebra no Ensino Fundamental: Produzindo significados para as operações básicas com expressões algébricas. IN: BÚRIGO, E. Z.; GRAVINA, M. A. BASSO, M. V. A.; GARCIA, V. C. V. A Matemática na Escola novos conteúdos, novas abordagens. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2012.
BERTOLI, V. SHUMAHCHER, E. Aprendendo polinômios utilizando o algeplan: uma prática no ensino da Matemática para o Ensino Fundamental. Anais do IV Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Canoas, 2013.
BITTAR, M. A abordagem instrumental para o estudo da integração da tecnologia na prática pedagógica do professor de matemática. Educar em Revista. Número especial, Curitiba, 2011.
BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. 4 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BUENO, N. L. Tecnologia educacional e reificação: uma abordagem crítica a partir de Marxs e Luckás. Tese (Doutorado em Educação). Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2013, 503f.
LEVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 9. ed. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2000.
PARANÁ. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Matemática. Paraná, 2008.
Projeto Educom. Núcleo de Informática Aplicada a Educação, 1983. Acesso em: 07 out. 2015. Disponível em: <http://www.nied.unicamp.br/ojs/index.php/memos/article/view/57/56>
SIMONIAN, M. Formação continuada em ambiente virtual de aprendizagem: elementos reveladores da experiência de professores da educação básica. Dissertação (Mestrado em Educação). Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).