La formación de profesores en relación con las matemáticas.

Victoria Sánchez, Mercedes Garcia

Resumo


Resumo
Neste trabalho apresentamos uma abordagem para a formação de professores no que diz respeito à Matemática, com base em três elementos importantes que devem ser levados em conta quando pensamos em um programa formação de professores de matemática: um quadro de referência, o conteúdo e a forma como os alunos podem ter acesso a este conteúdo. As abordagens situadas e sociais nos têm levado a considerar o conteúdo do programa de formação de professores na perspectiva de que os professores devem saber para serem capazes de se tornar um membro da comunidade de prática dos professores que ensinam matemática em qualquer nível de ensino. Neste trabalho, por um lado, identificamos as dimensões que nós consideramos serem básicas do conhecimento específico de professores de Matemática. Por outro lado, as dimensões que situam seus conhecimentos didático-matemáticos. Em nosso estudo, fazemos uma proposta de programa de formação de professores de matemática, que inclui nossa abordagem para a avaliação da aprendizagem dos alunos, futuros professores. Terminamos com uma reflexão sobre o papel dos formadores de professores de matemática, enfatizando a importância de caracterizar seus conhecimentos e desenvolvimento profissional.
Palavras-chave: formação de professores de Matemática, programas de formação de professores, conteúdo didático-matemático.

Abstract
In this work we present an approach to teacher education with respect to Mathematics on the basis of three important elements that have to be taken into account when we think in a mathematics teacher education programme: a framework of reference, the content and how students can access to this content. Situated and social approaches has led us to consider the content of teacher education program from the perspective of what teachers must know to be able to become a member of the community of practice of teachers who teach mathematics at any educational level. On the one hand we identify the dimensions that we consider to be basic of specific mathematical teachers’ knowledge. On the other hand, we identify the dimensions that articulate their didactic - mathematical knowledge. In our study, we pose a proposal of mathematics teacher education program, which includes our approach to the assessment of student teachers' learning. We finish with a reflection about the role of mathematics teacher educators, emphasising the importance of characterising their specific knowledge and professional development.
Key words: Mathematics teacher education, mathematics teacher education programs, didactic-mathematical content.

Palavras-chave


formação de professores de Matemática, programas de formação de professores, conteúdo didático-matemático.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais



INDEXADORES DA REVISTA
     
             Anti-Plágio