O ato de planejar a matemática escolar através do desenho universal para aprendizagem

episódio formativo na formação inicial do professor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i5p383-414

Palavras-chave:

Desenho universal para aprendizagem, Formação docente, Matemática inclusiva, Acessibilidade curricular, Pesquisa-ação colaborativa

Resumo

Os espaços formativos de professores carecem ascender diálogos reflexivos que estabeleçam uma relação de proximidade entre a sua formação e o currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva. Destaca-se, no Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), uma estratégica para a promoção de contextos formativos inovadores e inclusivos. Esta pesquisa desenvolveu-se no lócus da formação inicial do professor de matemática e teve como objetivo implementar um episódio formativo orientado pelos pressupostos do DUA para favorecer a imersão dos estudantes, através da competência em planejar o ensino da matemática, de modo a contribuir para o fomento de processos críticos, reflexivos, criativos e autorais, além de atender os princípios da educação inclusiva. Para isso, foi empregada uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação colaborativa em uma instituição federal de educação básica, técnica e tecnológica. Os resultados mostram a ação do planejamento orientado pelo DUA; as intencionalidades pedagógicas para a matemática escolar com base no DUA; algumas das similaridades presentes entre as diretrizes do DUA e as competências específicas da área da Matemática descritas na Base Nacional Comum Curricular e um quadro prático que contextualiza as experiências de aprendizagem dos participantes desta pesquisa. Conclui-se que a base teórico-prática do DUA é um repertório fértil para a elaboração de propostas curriculares flexíveis, personalizadas e diferenciadas. Ele serve para o aprimoramento do diálogo acerca da prática pedagógica na perspectiva inclusiva, orientado pela promoção de ambientes de aprendizagem comprometidos com a formação de aprendizes intencionais, reflexivos, engenhosos, autênticos, estratégicos e orientados para a ação.

Biografia do Autor

Rodiney Marcelo Braga dos Santos, Instituto Federal da Paraíba

Licenciado em Matemática (UECE) e em Pedagogia (UNINTER), com Mestrado em Educação Inclusiva (UEPB-PROFEI), especialização em Educação Inclusiva (IFRN), Atendimento Educacional Especializado - AEE (UFERSA), Gestão Escolar (UECE), Docência na Educação Profissional e Tecnológica (IFMG) e Educação a Distância. Mestre em Logística e Pesquisa Operacional (UFC) e Doutor em Rede Bionorte, com ênfase em Logística (UFRR). É Professor do curso de Licenciatura em Matemática (IFPB). Docente do Programa de Mestrado Profissional em Formação de Professores (UEPB-PPGFP). Tem experiência na área de Educação, com interesse nos seguintes temas: Processos Formativos e Práticas Pedagógicas em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, Educação Matemática Inclusiva, Desenho Universal para Aprendizagem. Coordenador do Grupo de Pesquisas em Linguagens, Inclusão e Tecnologias GPLIT/UEPB e Pesquisador do Grupo Cajazeirense de Pesquisa em Matemática GCPMat/IFPB, cadastrados no CNPq.

Tatiana Cristina Vasconcelos, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora em Educação (UERJ), Mestre em Psicologia (UFPB), Licenciada (UFPB) e Bacharela em Psicologia (FIP), Especialista em Avaliação Psicológica; Neuropsicologia e Psicopedagogia. Docente titular da Universidade Estadual da Paraíba, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, considerando a interface Psicologia, Educação e Saúde, com ênfase nos temas relacionados à Educação Inclusiva, formação de professores, tecnologias digitais, aprendizagem, dificuldades de aprendizagem e autismo. Docente do Mestrado em Educação Inclusiva - PROFEI-UEPB. Coordenadora e professora do Curso de Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar. Coordenadora do Grupo de Pesquisas em Linguagens, Inclusão e Tecnologias GPLIT/UEPB, cadastrado no CNPq.

 

 

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Publicado

2025-11-29

Como Citar

Santos, R. M. B. dos, & Vasconcelos, T. C. (2025). O ato de planejar a matemática escolar através do desenho universal para aprendizagem: episódio formativo na formação inicial do professor. Educação Matemática Pesquisa Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Educação Matemática, 27(5), 383–414. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i5p383-414

Edição

Seção

Número Temático: Estudos e pesquisas em Currículos e Educação Matemática