O ato de planejar a matemática escolar através do desenho universal para aprendizagem
episódio formativo na formação inicial do professor
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i5p383-414Palavras-chave:
Desenho universal para aprendizagem, Formação docente, Matemática inclusiva, Acessibilidade curricular, Pesquisa-ação colaborativaResumo
Os espaços formativos de professores carecem ascender diálogos reflexivos que estabeleçam uma relação de proximidade entre a sua formação e o currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva. Destaca-se, no Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), uma estratégica para a promoção de contextos formativos inovadores e inclusivos. Esta pesquisa desenvolveu-se no lócus da formação inicial do professor de matemática e teve como objetivo implementar um episódio formativo orientado pelos pressupostos do DUA para favorecer a imersão dos estudantes, através da competência em planejar o ensino da matemática, de modo a contribuir para o fomento de processos críticos, reflexivos, criativos e autorais, além de atender os princípios da educação inclusiva. Para isso, foi empregada uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação colaborativa em uma instituição federal de educação básica, técnica e tecnológica. Os resultados mostram a ação do planejamento orientado pelo DUA; as intencionalidades pedagógicas para a matemática escolar com base no DUA; algumas das similaridades presentes entre as diretrizes do DUA e as competências específicas da área da Matemática descritas na Base Nacional Comum Curricular e um quadro prático que contextualiza as experiências de aprendizagem dos participantes desta pesquisa. Conclui-se que a base teórico-prática do DUA é um repertório fértil para a elaboração de propostas curriculares flexíveis, personalizadas e diferenciadas. Ele serve para o aprimoramento do diálogo acerca da prática pedagógica na perspectiva inclusiva, orientado pela promoção de ambientes de aprendizagem comprometidos com a formação de aprendizes intencionais, reflexivos, engenhosos, autênticos, estratégicos e orientados para a ação.
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