<br>Tecnologias digitais no ensino: discussões a partir de propostas desenvolvidas por licenciandos envolvendo polinômios<br>Digital technologies in teaching: discussions from proposals developed by undergraduates involving polynomials

Auteurs

  • Maria Ivete Basniak UNESPAR-FAFIUV
  • Dirceu Scaldelai Professor Assistente do Colegiado de Matemática da Universidade Estadual do Paraná, campus de União da Vitória
  • Celine Maria Paulek Professora Colaboradora do Colegiado de Matemática da Universidade Estadual do Paraná, campus de União da Vitória
  • Natali Angela Felipe Professora Colaboradora do Colegiado de Matemática da Universidade Estadual do Paraná, campus de União da Vitória

Mots-clés :

Tecnologias Digitais, Objetos de Aprendizagem, Formação de Professores

Résumé

O presente trabalho discute as diferentes abordagens que alunos do quarto ano de um curso de Licenciatura em Matemática propuseram para a utilização de quatro objetos de aprendizagem envolvendo polinômios. Os objetos foram desenvolvidos no software GeoGebra, e possibilitam o ensino das operações envolvendo polinômios relacionando-as à áreas de retângulos. A pesquisa ocorreu durante seis aulas, sendo um primeiro momento para exploração dos objetos e um segundo para a elaboração de um plano de aula utilizando um ou mais objetos de aprendizagem. A forma como os alunos trabalharam com os objetos de aprendizagem nos fornecem indícios de que ainda não superamos a lógica de reprodução de métodos de ensino que privilegiam a utilização e apropriação de algoritmos à discussão de conceitos matemáticos. Apesar disso, percebemos que alguns futuros professores começaram "arriscar", propondo tarefas que questionam mais os alunos do que fornecem explicações prontas.

Métriques

Chargements des métriques ...

Références

Referências

BANADIMAN, A. Álgebra no Ensino Fundamental: Produzindo significados para as operações básicas com expressões algébricas. IN: BÚRIGO, E. Z.; GRAVINA, M. A. BASSO, M. V. A.; GARCIA, V. C. V. A Matemática na Escola novos conteúdos, novas abordagens. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2012.

BERTOLI, V. SHUMAHCHER, E. Aprendendo polinômios utilizando o algeplan: uma prática no ensino da Matemática para o Ensino Fundamental. Anais do IV Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Canoas, 2013.

BITTAR, M. A abordagem instrumental para o estudo da integração da tecnologia na prática pedagógica do professor de matemática. Educar em Revista. Número especial, Curitiba, 2011.

BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. 4 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BUENO, N. L. Tecnologia educacional e reificação: uma abordagem crítica a partir de Marxs e Luckás. Tese (Doutorado em Educação). Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2013, 503f.

LEVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 9. ed. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2000.

PARANÁ. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Matemática. Paraná, 2008.

Projeto Educom. Núcleo de Informática Aplicada a Educação, 1983. Acesso em: 07 out. 2015. Disponível em: <http://www.nied.unicamp.br/ojs/index.php/memos/article/view/57/56>

SIMONIAN, M. Formação continuada em ambiente virtual de aprendizagem: elementos reveladores da experiência de professores da educação básica. Dissertação (Mestrado em Educação). Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2009.

Téléchargements

Publiée

2015-12-31

Comment citer

BASNIAK, M. I.; SCALDELAI, D.; PAULEK, C. M.; FELIPE, N. A. &lt;br&gt;Tecnologias digitais no ensino: discussões a partir de propostas desenvolvidas por licenciandos envolvendo polinômios&lt;br&gt;Digital technologies in teaching: discussions from proposals developed by undergraduates involving polynomials. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 17, n. 5, p. 989–1012, 2015. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/25010. Acesso em: 22 nov. 2024.