Historia e rigor na iniciaçao ao cálculo: uma experiencia cubana
Palabras clave:
Integração da historia no ensino do Cálculo, introdução do Cálculo, transição aos estudos universitários, enfoque históricoResumen
O objetivo principal deste artigo foi compartilhar nossas experiências no desenvolvimento de um curso introdutor do Cálculo usando problemas históricos. Nesse enfoque se pretende apresentar aos estudantes não somente os obstáculos achados na resolução de significativos problemas históricos, mas também as idéias e métodos usados na sua superação. Realmente pretendemos argumentar que uma adequada reconstrução do contexto histórico desses proveitosos problemas pode incrementar a motivação do estudante e facilitar uma assimilação mais razoável da necessária metodologia ε-δ nos cursos avançados da Análise Matemático. Abstract The main goal of this paper is to share our experiences in the development of an introductory Calculus course through the use of historical problems. With this approach we present to the students both the obstacles encountered in the resolution of meaningful historical problems and the ideas and methods by which theses obstacles have been overcome. In fact we would argue that a suitable reconstruction of the historical context of these fruitful problems can be valuable to improve the student motivation and to move more reasonably towards the indispensable ε-δ methodology in advanced courses of Mathematical Analysis. Keywords: Integration of history in the teaching of Calculus; introduction to Calculus; transit to the college education.Métricas
Cargando métricas ...
Descargas
Publicado
2011-11-28
Cómo citar
VALDÉS CASTRO, C.; SÁNCHEZ FERNÁNDEZ, C. Historia e rigor na iniciaçao ao cálculo: uma experiencia cubana. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 13, n. 3, p. 581–596, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/6882. Acesso em: 22 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).