Compreensões pré-predicativas sobre o espaço geométrico<br>Prepredicatives comprehensions about the geometric space
Mots-clés :
fenomenologia, geometria espacial, conhecimento.Résumé
Este texto tematiza o espaço e explicita aspectos que apontam para a forte conexão entre o tratado pela Geometria, vista como ciência dedutiva, e a espacialidade vivenciada pelo sujeito no seu cotidiano. Apresenta uma discussão sobre o espaço, no âmbito da compreensão fenomenológica de mundo e conhecimento, na qual se destaca o conhecimento pré-predicativo na construção das ideias geométricas. Focando a relação entre o conhecimento geométrico e as vivências do sujeito, é apresentada uma pesquisa realizada junto a estudantes calouros de um curso de matemática, na qual são explicitados os significados atribuídos por eles aos entes geométricos fundamentais, a saber, ponto, reta, plano e espaço, avançando em termos de desdobramentos para as ideias geométricas e possibilidades pedagógicas.
Abstract
This text thematizes the space and explicits aspects that point to the strong connection between the treated by geometry, seen as deductive science, and the spatiality experienced by individuals in their everyday life. It presents a discussion of the space within the phenomenological understanding of the world and knowledge, which emphasizes the prepredicative knowledge in the construction of geometric ideas. Focusing on the relationship between the geometrical knowledge and experiences of the subject, we accomplished a research with freshmen students in a course of mathematics, in which are explained the meanings attributed by them to the fundamental geometric entities, namely point, line, plane and space, advancing through the geometric ideas and teaching possibilities.
Métriques
Références
ABBAGNANO, N. Dicionário de filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
ALES BELLO, A. Introdução à fenomenologia. Tradução Ir. Jacinta Turolo Garcia e Miguel Mahfoud. Bauru: EDUSC, 2006.
BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa Qualitativa segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Cortez, 2011.
______ Filosofia da Educação Matemática: fenomenologia, concepções, possibilidades didático-pedagógicas. 1 ed. São Paulo: Editora UNESP, 2010.
BICUDO, M. A .V.; KLUTH, V. S. Geometria e Fenomenologia. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Filosofia da Educação Matemática: fenomenologia, concepções, possibilidades didático-pedagógicas. 1 ed. São Paulo: Editora UNESP, 2010.
DETONI, A. R. A geometria se constituindo pré-reflexivamente: propostas. In Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, v. 6, n. 2, nov. 2012. Disponível em <http://www.reveduc.ufscar.br> acesso em nov. 2012.
______. Investigações acerca do espaço como modo de existência e da Geometria que ocorre no pré-reflexivo. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2000.
ESPÓSITO, V. H. C. Construindo o conhecimento da criança adulto: uma perspectiva interdisciplinar? São Paulo: Martinari, 2006.
______. Eu, um quadrado?: espoleta e seus asseclas. São Paulo: Arte & Ciência, 1999.
HEIDEGGER, M. Ser e tempo. Tradução de Márcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis: Vozes, vol 1, 2001.
HUSSERL, E. A Crise das Ciências Europeias e a Fenomenologia Transcendental: uma introdução à filosofia fenomenológica. Trad. Diogo Falcao Ferrer. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.
KLUTH, V. S. O conhecimento geométrico: trama de vivências corpóreo-sócio-culturais. In: BICUDO, M. A. V.; BELLUZZO, R. C. B. Formação humana e educação. Bauru: Edusc, 2001.
MARTINS, J.; BICUDO, M. A. V. A pesquisa qualitativa em psicologia: fundamentos e recursos básicos. São Paulo: Educ/Moraes, 1988.
MERLEAU-PONTY, M. O primado da percepção e suas consequências filosóficas. Trad. Constança Marcondes César. Campinas, SP: Papirus, 1990.
MONDINI, Fabiane; MOCROSKY, Luciane ; SANTOS, Marli. Regina. Compreensões de Geometria expressa por crianças:prelúdio fenomenológico. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Filosofia da Educação Matemática: fenomenologia, concepções, possibilidades didático-pedagógicas. São Paulo: Editora UNESP, v. 1, p. 2010.
PAULO, R. M. A compreensão geométrica da criança: um estudo fenomenológico. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2001.
SANTOS, M. R. Um estudo fenomenológico sobre conhecimento geométrico. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2013.
SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2006.
SILVA, J. J. Filosofias da matemática. São Paulo: Editora UNESP, 2007.
______. Matemática e fenomenologia. In Anais do II SIPEM. Bauru, 2004. Disponível em <http://www.sepq.org.br/IIsipeq/anais/pdf/mr1/mr1_2.pdf> acesso em 10/12/2011.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).