Processos de objetificação no desenvolvimento do pensamento algébrico: o caso de Evandro<br>Objectification processes in the development of algebraic thinking: Evandro's case
DOI :
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019vol21i3p231-249Mots-clés :
Processos de objetificação, Camadas de generalidade, Pensamento algébrico.Résumé
Fazemos nesse artigo um recorte de uma pesquisa de mestrado profissional desenvolvida entre maio e setembro de 2016 com 17 estudantes na faixa etária de 13 a 15 anos, que cursavam o oitavo ano do Ensino Fundamental em uma escola pública da rede estadual de Minas Gerais, na cidade de Belo Horizonte. O foco da pesquisa foi a observação de seis intervenções didáticas realizadas com o objetivo de provocar o desenvolvimento do pensamento algébrico, caracterizado como um modo analítico de pensar em situações de indeterminação. Desenvolvemos seis tarefas que tiveram a generalização de padrões como fio condutor, com a finalidade de provocar os estudantes a pensarem algebricamente. As intervenções foram filmadas e notas de campo foram tomadas. Observamos que ações foram desencadeadas pela mediação de diferentes artefatos e interação social. As análises de tais ações tiveram como fundamentação teórica a Teoria da Objetificação do conhecimento, em que a aprendizagem é considerada um processo através do qual é possível, através do uso de artefatos, tomar consciência de modos culturais de pensar, os processos de objetificação. Nessa concepção, trazemos para este recorte, os processos objetificação vivenciados por Evandro, ao se envolver em tarefas de observar padrões e generalizar algebricamente. Os resultados mostram que, através da coordenação de diferentes recursos, Evandro transitou entre diferentes etapas da generalização (detectar um comunalidade, estendê-la e utilizá-la para deduzir uma regra) e atingiu, desse modo, as diferentes camadas de generalidade, utilizando, para expressar seu modo de pensar durante as tarefas, desde gestos e recursos materiais, até a elaboração de uma regra em linguagem oral.
This article is a clipping of a professional master's research conducted between May and September 2016 with 17 students aged 13 to 15 years, who were in the eighth grade of elementary school in a public school in the state network of Minas Gerais, in the city from Belo Horizonte. The focus of the research was the observation of six didactic interventions made with the objective of provoking the development of algebraic thinking, characterized as an analytical way of thinking in situations of indetermination. We developed six tasks that had the generalization of patterns as a guiding thread, in order to provoke students to think algebraically. The interventions were filmed and field notes were taken. We observed that actions were triggered by the mediation of different artifacts and social interaction. The analysis of such actions had as theoretical foundation the Objectification Theory of knowledge, in which learning is considered a process through which it is possible, through the use of artifacts, to become aware of cultural ways of thinking, the processes of objectification. In this conception, we bring to this clipping, the objectification processes experienced by Evandro, when engaging in tasks of observing patterns and generalizing algebraically. The results show that, by coordinating different resources, Evandro moved between different stages of generalization (detecting a commonality, extending it and using it to derive a rule) and thereby reaching the different layers of generality, using, to express their thinking during tasks, from gestures and material resources, to the elaboration of a rule in oral language.
Métriques
Références
BEDNARZ, Nadine; KIERAN, Carolyn; LEE, Lesley. Approaches to Algebra: Perspectives for Research and Teaching. Mathematics Education Library. Netherlands: Kluwer Academic Publishers, 1996.
FIORENTINI, Dario; MIORIM, Maria Ângela; MIGUEL, Antônio. Contribuições para um repensar a Educação Algébrica Elementar. Pro-Posições, v. 4, p. 78-91, n. 1, março, 1993.
GRUCOMAT (Grupo Colaborativo em Matemática). Sequência 10: sequências e generalizações. Disponível em: <http://grucomat.blogspot.com.br/>. Acesso em: 12 jan 2016.
LEONT’EV, Alexey Nikolaevich. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978. 350 p.
LINS, Rômulo; GIMENEZ, Joaquim. Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. Campinas: Papirus, 1997.
MASON, John. (1996). Expressing Generality and Roots of Algebra. 1996. DOI: 10.1007/978-94-009-1732-3_5.
PONTE, João Pedro. Números e álgebra no currículo escolar. In: VALE, Isabel Vale. et al. (Ed.). Números e álgebra na aprendizagem da matemática e na formação de professores. Lisboa: SEM-SPCE, 2006. p. 5-27.
RADFORD, Luis. Iconicity and Contraction: a Semiotic Investigation of Forms of Algebraic Generalizations of Patterns in Different Contexts. Zdm, v. 40, n. 1, jan. 2008.
RADFORD, L. Why do gestures matter? Sensuous cognition and the palpability of mathematical meanings. Educational Studies in Mathematics, 70(3), 2009, p.111 – 126.
RADFORD, Luis. En torno a tres problemas de la generalización. In: RICO, Luis et al. (Ed.). Investigación en didáctica de la matemática. Homenaje a Encarnación Castro Granada. Granada: Editorial Comares, 2013, p. 3-12.
RADFORD, Luis. Layers of Generality and Types of Generalization in Pattern Activities. PNA, v. 4, n. 2, 2010, p. 37-62.
RADFORD, Luis. Saber, aprendizaje y subjetivación en la Teoría de la Objetivación. In: 5º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática – 5º SIPEMAT, 2018, p. 1-22. Anais. Belém, Brazil, 2018
REGIS, Flávia C. N. Introdução ao pensamento algébrico: a generalização de padrões. (Dissertação de Mestrado), Faculdade de Educação. Universidade Federal de Minas Gerais, 2017.
USISKIM, Z. (1995). Concepções sobre Álgebra da escola média e utilizações das variáveis. In: COXFORD, Arthur F.; SHULTE, Alberto P. (Org.). As ideias da álgebra. São Paulo: Atual.
VALE, Isabel; PIMENTEL, Teresa. Padrões em matemática. Uma proposta didática no âmbito do novo programa para o ensino básico. Lisboa: Texto Editores, 2011
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).