O papel da cooperação nos processos coletivos para resolução de problemas<br>The role of cooperation in collective problem solving processes
DOI :
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i1p473-498Mots-clés :
Resolução de problemas, colaboração, cooperação, processos coletivosRésumé
ResumoO presente artigo trata de um experimento no qual as pesquisadoras, e também participantes, buscaram compreender o papel da cooperação na resolução de um problema, por meio do trabalho em grupo. Para tal, foram investigados os mecanismos através dos quais a cooperação auxilia na resolução de problemas, bem como o modo pelo qual ela se efetiva. A análise dos processos de colaboração e cooperação é realizada durante a resolução pelo grupo de um problema aberto, cujas reflexões dão origem a uma nova proposta que também conduz à necessidade de trabalho cooperativo. Essa análise foi realizada a partir das ações e diálogos do grupo e com base nos conceitos de colaboração e cooperação advindos da teoria da epistemologia genética de Jean Piaget. Os resultados deste estudo apontaram que o trabalho cooperativo tem importantes contribuições na resolução de problemas, em especial os abertos, não só como produto do processo, mas também no desenvolvimento cognitivo e afetivo dos envolvidos. Além disso, aponta características relacionadas ao problema proposto e outras à maturidade cognitiva e afetiva dos envolvidos como algumas das condições necessárias para que a cooperação ocorra de fato.
Palavras-chave: Resolução de problemas, Colaboração, Cooperação, Processos coletivos.
Abstract
This article deals with an experiment in which the researchers and participants sought to understand the role of cooperation in solving a problem, through group work. To this end, the mechanisms through which cooperation helps in solving problems, as well as its effectiveness, were investigated. The analysis of the collaboration and cooperation processes is carried out during the group’s resolution of an open-ended problem, whose reflections give rise to a new proposal that also leads to the need for cooperative work. This analysis was carried out based on the group’s actions and dialogues and based on the concepts of collaboration and cooperation arising from Jean Piaget’s theory of genetic epistemology. The results of this study pointed out that cooperative work gives important contributions to solving problems, especially open-ended ones, not only as a product of the process, but also in the cognitive and affective development of those involved. Besides, it points out characteristics related to the problem posed and others to the cognitive and affective maturity of those involved as the necessary conditions for cooperation to take place.
Keywords: Problem solving, Collaboration, Cooperation, Collective processes.
Resumen
Este artículo plantea un experimento en el que los investigadores y también los participantes trataron de comprender el papel de la cooperación para resolver un problema, a través del trabajo en grupo. Para ello, se investigaron los mecanismos a través de los cuales la cooperación ayuda a resolver problemas, así como la forma en que es efectiva. El análisis de los procesos de colaboración y cooperación se lleva a cabo durante la resolución del grupo de un problema abierto, cuyas reflexiones dan lugar a una nueva propuesta que también lleva a la necesidad de un trabajo cooperativo. Este análisis se realizó con base en las acciones y diálogos del grupo y en los conceptos de colaboración y cooperación que surgen de la teoría de la epistemología genética de Jean Piaget. Los resultados de este estudio mostraron que el trabajo cooperativo contribuye para resolver problemas, especialmente los abiertos, no solo como producto del proceso, sino también en el desarrollo cognitivo y afectivo de los involucrados. Además, señala características relacionadas con el problema propuesto y otras con la madurez cognitiva y afectiva de los involucrados como algunas de las condiciones necesarias para que ocurra la cooperación.
Palabras clave:Solución de problemas, Colaboración, Cooperación, Procesos colectivos.Métriques
Références
BONA, A. S., BASSO, M. V. A. & FAGUNDES, L. D. C. (2011). A cooperação e/ou a colaboração no Espaço de Aprendizagem Digital da matemática. Novas Tecnologias na Educação, 9 (2), pp. 1-11.
https://doi.org/10.22456/1679-1916.25163
BONA, A. S., MATTOS. E. B. V., ROSA, M. B., PESCADOR, C. M., FAGUNDES, L. C. & BASSO, M. V. A. (2012). Aprendizagem pela cooperação no programa UCA: percepção dos professores a partir de projetos de aprendizagem. Revista RENOTE – Novas tecnologias na educação, 10(1), pp. 1-10.
https://doi.org/10.22456/1679-1916.30879
BONA, A. S., BASSO, M. V. A. & FAGUNDES, L. D. C. (2013) Cooperar e Abstrair: uma forma de analisar o processo de aprendizagem de Matemática por meio das Tecnologias Digitais Online. Schème-Revista Eletrônica Psicologia e Epistemologia Genéticas, 5(2), pp. 81–102.
https://doi.org/10.36311/1984-1655.2013.v5n2.p81-102
CAMARGO, L. S. & BECKER, M. L. R. (2012) O Percurso do Conceito de Cooperação na Epistemologia Genética. Educação & Realidade, 37(2), pp. 527-549.
http://dx.doi.org/10.1590/S2175-62362012000200011
GONÇALES, A. F. S. (2019) O Ensino de matemática através da construção de uma edificação no Software Sweet Home 3D: uma proposta de ensino para jovens retidos no Ensino Fundamental II. [Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática – Universidade Federal da Grande Dourados].
https://sca.profmat-sbm.org.br/sca_v2/get_tcc3.php?id=160330011
LA TAILLE. (2016) O Lugar da Interação no concepção de Jean Piaget. In LA TAILLE, Y., OLIVEIRA & M. K., DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão (pp. 11-22).
LA TAILLE. (2016) Desenvolvimento do Juízo Moral e Afetividade na Teoria de Jean Piaget. In: LA TAILLE, Y., OLIVEIRA & M. K., DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão (pp. 47-74).
OLIVEIRA, V. (2018) Resolução de problemas abertos para aprendizagem de física no ensino médio na perspectiva da modelagem didático-científica. [Tese de Doutorado em Ensino de Física - Universidade Federal do Rio Grande do Sul].
https://lume.ufrgs.br/handle/10183/188445
PIAGET, J. (1931) Introdução Psicológica à Educação Internacional. In PARRAT, S. & TRYPHON, A. Jean Piaget: Sobre a Pedagogia - textos inéditos (pp. 79-88). Casa do Psicólogo.
PIAGET, J. (1973) Estudos Sociológicos. Forense.
PIAGET, J. (1996) O Trabalho por equipes na escola: notas psicológicas. Revista psicopedagogia (pp. 14-20).
RAPPAPORT, C. R. (1988) Modelo piagetiano. In RAPPAPORT, C. R., FIORI, V. R. & DAVIS, C. Psicologia do desenvolvimento: Teorias do Desenvolvimento - conceitos fundamentais (pp. 51-75). ABDR.
SANTOS, J. J. B. (2009) Colaboração mediada entre professores como ferramenta de reestruturação do sistema de crenças pedagógicas sobre ensino e aprendizagem do professor de química. [Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo]. https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-14012010-161926/publico/joao.pdf
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).