O papel da cooperação nos processos coletivos para resolução de problemas<br>The role of cooperation in collective problem solving processes

Auteurs

  • Núbia Lúcia Cardoso Guimarães Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) https://orcid.org/0000-0002-1071-4862
  • Jéssica Adriane de Mello Colégio de Aplicação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) https://orcid.org/0000-0003-3079-406X
  • Luciana Sandrini Rocha Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). https://orcid.org/0000-0003-0944-0849
  • Márcia Rodrigues Notare Meneghetti Programa de Pós-graduação em Informática na Educação/Universidade Federal do Do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-2897-8348
  • Marcus Vinícius de Azevedo Bassus Programa de Pós-graduação em Informática na Educação/Universidade Federal do Do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-2312-9056

DOI :

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i1p473-498

Mots-clés :

Resolução de problemas, colaboração, cooperação, processos coletivos

Résumé

Resumo

O presente artigo trata de um experimento no qual as pesquisadoras, e também participantes, buscaram compreender o papel da cooperação na resolução de um problema, por meio do trabalho em grupo. Para tal, foram investigados os mecanismos através dos quais a cooperação auxilia na resolução de problemas, bem como o modo pelo qual ela se efetiva. A análise dos processos de colaboração e cooperação é realizada durante a resolução pelo grupo de um problema aberto, cujas reflexões dão origem a uma nova proposta que também conduz à necessidade de trabalho cooperativo. Essa análise foi realizada a partir das ações e diálogos do grupo e com base nos conceitos de colaboração e cooperação advindos da teoria da epistemologia genética de Jean Piaget. Os resultados deste estudo apontaram que o trabalho cooperativo tem importantes contribuições na resolução de problemas, em especial os abertos, não só como produto do processo, mas também no desenvolvimento cognitivo e afetivo dos envolvidos. Além disso, aponta características relacionadas ao problema proposto e outras à maturidade cognitiva e afetiva dos envolvidos como algumas das condições necessárias para que a cooperação ocorra de fato.

Palavras-chave: Resolução de problemas, Colaboração, Cooperação, Processos coletivos.

Abstract

This article deals with an experiment in which the researchers and participants sought to understand the role of cooperation in solving a problem, through group work. To this end, the mechanisms through which cooperation helps in solving problems, as well as its effectiveness, were investigated. The analysis of the collaboration and cooperation processes is carried out during the group’s resolution of an open-ended problem, whose reflections give rise to a new proposal that also leads to the need for cooperative work. This analysis was carried out based on the group’s actions and dialogues and based on the concepts of collaboration and cooperation arising from Jean Piaget’s theory of genetic epistemology. The results of this study pointed out that cooperative work gives important contributions to solving problems, especially open-ended ones, not only as a product of the process, but also in the cognitive and affective development of those involved. Besides, it points out characteristics related to the problem posed and others to the cognitive and affective maturity of those involved as the necessary conditions for cooperation to take place.

Keywords: Problem solving, Collaboration, Cooperation, Collective processes.

Resumen

Este artículo plantea un experimento en el que los investigadores y también los participantes trataron de comprender el papel de la cooperación para resolver un problema, a través del trabajo en grupo. Para ello, se investigaron los mecanismos a través de los cuales la cooperación ayuda a resolver problemas, así como la forma en que es efectiva. El análisis de los procesos de colaboración y cooperación se lleva a cabo durante la resolución del grupo de un problema abierto, cuyas reflexiones dan lugar a una nueva propuesta que también lleva a la necesidad de un trabajo cooperativo. Este análisis se realizó con base en las acciones y diálogos del grupo y en los conceptos de colaboración y cooperación que surgen de la teoría de la epistemología genética de Jean Piaget. Los resultados de este estudio mostraron que el trabajo cooperativo contribuye para resolver problemas, especialmente los abiertos, no solo como producto del proceso, sino también en el desarrollo cognitivo y afectivo de los involucrados. Además, señala características relacionadas con el problema propuesto y otras con la madurez cognitiva y afectiva de los involucrados como algunas de las condiciones necesarias para que ocurra la cooperación.

Palabras clave:Solución de problemas, Colaboración, Cooperación, Procesos colectivos. 

Métriques

Chargements des métriques ...

Bibliographies de l'auteur

Núbia Lúcia Cardoso Guimarães, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora de Matemática no IFRS Campus Canoas. Especialização em A Moderna Educação: Metodologias, tendências e foco no aluno (PUC-RS). Graduada em Licenciatura em Matemática (FURG). Mestre em Matemática Aplicada (UFRGS). Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Jéssica Adriane de Mello, Colégio de Aplicação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Possui Mestrado em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016) e graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010). Atualmente é professora do Colégio de Aplicação - UFRGS.

Luciana Sandrini Rocha, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Graduada em Arquitetura e Urbanismo e mestre em Geografia pela UFSC, doutoranda em Informática na Educação na UFRGS. Professora do IFSul, no Curso Técnico em Edificações, tem pesquisado a relação entre tecnologias digitais e o desenvolvimento de processos cognitivos no ensino de Geometria aplicada a projetos arquitetônicos.

Márcia Rodrigues Notare Meneghetti, Programa de Pós-graduação em Informática na Educação/Universidade Federal do Do Rio Grande do Sul

Professora Associada do Instituto de Matemática e Estatística da UFRGS, docente do Programa de Pós-graduação em Informática na Educação, docente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática.

Marcus Vinícius de Azevedo Bassus, Programa de Pós-graduação em Informática na Educação/Universidade Federal do Do Rio Grande do Sul

Professor Titular do Instituto de Matemática e Estatística da UFRGS, docente do Programa de Pós-graduação em Informática na Educação, docente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática.

Références

BONA, A. S., BASSO, M. V. A. & FAGUNDES, L. D. C. (2011). A cooperação e/ou a colaboração no Espaço de Aprendizagem Digital da matemática. Novas Tecnologias na Educação, 9 (2), pp. 1-11.

https://doi.org/10.22456/1679-1916.25163

BONA, A. S., MATTOS. E. B. V., ROSA, M. B., PESCADOR, C. M., FAGUNDES, L. C. & BASSO, M. V. A. (2012). Aprendizagem pela cooperação no programa UCA: percepção dos professores a partir de projetos de aprendizagem. Revista RENOTE – Novas tecnologias na educação, 10(1), pp. 1-10.

https://doi.org/10.22456/1679-1916.30879

BONA, A. S., BASSO, M. V. A. & FAGUNDES, L. D. C. (2013) Cooperar e Abstrair: uma forma de analisar o processo de aprendizagem de Matemática por meio das Tecnologias Digitais Online. Schème-Revista Eletrônica Psicologia e Epistemologia Genéticas, 5(2), pp. 81–102.

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2013.v5n2.p81-102

CAMARGO, L. S. & BECKER, M. L. R. (2012) O Percurso do Conceito de Cooperação na Epistemologia Genética. Educação & Realidade, 37(2), pp. 527-549.

http://dx.doi.org/10.1590/S2175-62362012000200011

GONÇALES, A. F. S. (2019) O Ensino de matemática através da construção de uma edificação no Software Sweet Home 3D: uma proposta de ensino para jovens retidos no Ensino Fundamental II. [Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática – Universidade Federal da Grande Dourados].

https://sca.profmat-sbm.org.br/sca_v2/get_tcc3.php?id=160330011

LA TAILLE. (2016) O Lugar da Interação no concepção de Jean Piaget. In LA TAILLE, Y., OLIVEIRA & M. K., DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão (pp. 11-22).

https://petpedufba.files.wordpress.com/2016/02/piaget-vygotsky-wallon-teorias-psicogeneticas-em-discussao-1.pdf

LA TAILLE. (2016) Desenvolvimento do Juízo Moral e Afetividade na Teoria de Jean Piaget. In: LA TAILLE, Y., OLIVEIRA & M. K., DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão (pp. 47-74).

https://petpedufba.files.wordpress.com/2016/02/piaget-vygotsky-wallon-teorias-psicogeneticas-em-discussao-1.pdf

OLIVEIRA, V. (2018) Resolução de problemas abertos para aprendizagem de física no ensino médio na perspectiva da modelagem didático-científica. [Tese de Doutorado em Ensino de Física - Universidade Federal do Rio Grande do Sul].

https://lume.ufrgs.br/handle/10183/188445

PIAGET, J. (1931) Introdução Psicológica à Educação Internacional. In PARRAT, S. & TRYPHON, A. Jean Piaget: Sobre a Pedagogia - textos inéditos (pp. 79-88). Casa do Psicólogo.

PIAGET, J. (1973) Estudos Sociológicos. Forense.

PIAGET, J. (1996) O Trabalho por equipes na escola: notas psicológicas. Revista psicopedagogia (pp. 14-20).

RAPPAPORT, C. R. (1988) Modelo piagetiano. In RAPPAPORT, C. R., FIORI, V. R. & DAVIS, C. Psicologia do desenvolvimento: Teorias do Desenvolvimento - conceitos fundamentais (pp. 51-75). ABDR.

SANTOS, J. J. B. (2009) Colaboração mediada entre professores como ferramenta de reestruturação do sistema de crenças pedagógicas sobre ensino e aprendizagem do professor de química. [Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo]. https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-14012010-161926/publico/joao.pdf

Téléchargements

Publiée

2021-04-11

Comment citer

GUIMARÃES, N. L. C.; MELLO, J. A. de; ROCHA, L. S.; MENEGHETTI, M. R. N.; BASSUS, M. V. de A. O papel da cooperação nos processos coletivos para resolução de problemas&lt;br&gt;The role of cooperation in collective problem solving processes. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 473–498, 2021. DOI: 10.23925/1983-3156.2021v23i1p473-498. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/50007. Acesso em: 22 nov. 2024.