Leitura e escrita em Cálculo

Auteurs

  • Maria Clara Rezende Frota Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mots-clés :

ensino de Calculo, competências de leitura e escrita em matemática, letramento em Cálculo

Résumé

Este artigo investiga as competências de leitura e escrita em Matemática, na perspectiva do letramento em Cálculo. Um quadro teórico é proposto no sentido de caracterizar a leitura do texto matemático e é utilizado no desenho e análise do estudo empírico desenvolvido. Dados foram coletados em duas situações de teste, aplicadas a 35 estudantes de engenharia, que resolveram questões abordando o conteúdo de integrais duplas. As questões são entendidas como o texto matemático escrito pelo professor e que pressupõe um leitor capaz de ler e responder ao texto. Nesse processo o leitor torna-se autor de um novo texto. Resultados apontam potencialidades do sistema de categorização proposto como um instrumento de pesquisa e de ensino de Cálculo. Abstract This paper investigates mathematics reading and writing competencies, from the perspective of Calculus literacy. A theoretical framework is proposed trying to characterize mathematics reading, in order to design and to analyze the empirical study developed. Data were collected in two moments, enrolling 35 undergraduate engineering students solving questions about double integrals. Questions are considered as a mathematics text written by the teacher. That text supposes a reader with competency to read and to give a response to the text. In that process the reader becomes itself a writer of a new math text. Results pointed out that the categorization system proposed presents possibilities as an instrument of the research and the teaching of Calculus. Keywords: Calculus teaching; competencies of reading and writing in Mathematics; Calculus literacy.

Métriques

Chargements des métriques ...

Biographie de l'auteur

Maria Clara Rezende Frota, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestrado em Ciências - ITA - Análise Funcional Doutorado em Educação - UFMG Professora do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática - PUC Minas Professora do Departamento de Matemática e Estatística da PUC Minas Coordenadora do curso de Especialização em Educação Matemática - Programa PREPES - PUC Minas

Téléchargements

Publiée

2011-10-27

Comment citer

FROTA, M. C. R. Leitura e escrita em Cálculo. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 13, n. 3, p. 489–508, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/7106. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos