Leitura e escrita em Cálculo
Keywords:
ensino de Calculo, competências de leitura e escrita em matemática, letramento em CálculoAbstract
Este artigo investiga as competências de leitura e escrita em Matemática, na perspectiva do letramento em Cálculo. Um quadro teórico é proposto no sentido de caracterizar a leitura do texto matemático e é utilizado no desenho e análise do estudo empírico desenvolvido. Dados foram coletados em duas situações de teste, aplicadas a 35 estudantes de engenharia, que resolveram questões abordando o conteúdo de integrais duplas. As questões são entendidas como o texto matemático escrito pelo professor e que pressupõe um leitor capaz de ler e responder ao texto. Nesse processo o leitor torna-se autor de um novo texto. Resultados apontam potencialidades do sistema de categorização proposto como um instrumento de pesquisa e de ensino de Cálculo. Abstract This paper investigates mathematics reading and writing competencies, from the perspective of Calculus literacy. A theoretical framework is proposed trying to characterize mathematics reading, in order to design and to analyze the empirical study developed. Data were collected in two moments, enrolling 35 undergraduate engineering students solving questions about double integrals. Questions are considered as a mathematics text written by the teacher. That text supposes a reader with competency to read and to give a response to the text. In that process the reader becomes itself a writer of a new math text. Results pointed out that the categorization system proposed presents possibilities as an instrument of the research and the teaching of Calculus. Keywords: Calculus teaching; competencies of reading and writing in Mathematics; Calculus literacy.Metrics
Metrics Loading ...
Downloads
Published
2011-10-27
How to Cite
FROTA, M. C. R. Leitura e escrita em Cálculo. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 13, n. 3, p. 489–508, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/7106. Acesso em: 22 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).